Home Últimas Notícias Açúcar recua nas bolsas com excedentes globais e aumento da produção no Brasil e na Índia
Últimas Notícias

Açúcar recua nas bolsas com excedentes globais e aumento da produção no Brasil e na Índia

Compartilhar

Os preços do açúcar voltaram a recuar na terça-feira, com o contrato mais próximo negociado em Londres atingindo o menor nível em cinco anos. Em Nova York, as cotações já haviam tocado, na última sexta-feira, a mínima em três meses. O movimento amplia a trajetória de queda observada ao longo do último trimestre, em meio às preocupações persistentes com excedentes globais da commodity.

Dados divulgados pela Unica na sexta-feira indicam que a produção acumulada de açúcar na região Centro-Sul do Brasil na safra 2025/26, até meados de janeiro, somou 40,236 milhões de toneladas, volume 0,9% superior ao registrado no mesmo período do ciclo anterior.

Além do avanço na produção, o mix açucareiro também aumentou. A proporção de cana destinada à fabricação de açúcar subiu para 50,78% na safra 2025/26, ante 48,15% em 2024/25, reforçando a maior disponibilidade do produto no mercado.

O cenário internacional segue marcado por estimativas de superávit na oferta. Na última quarta-feira, analistas da trading Czarnikow projetaram um excedente global de 3,4 milhões de toneladas na safra 2026/27, após um superávit estimado em 8,3 milhões de toneladas em 2025/26.

Em 29 de janeiro, a consultoria Green Pool Commodity Specialists estimou superávit global de 2,74 milhões de toneladas em 2025/26 e de 156 mil toneladas em 2026/27. Já a StoneX apontou, na última sexta-feira, excedente mundial de 2,9 milhões de toneladas para 2025/26.

Índia amplia produção e pode reforçar exportações

A India Sugar Mill Association informou, em 19 de janeiro, que a produção indiana de açúcar entre 1º de outubro e 15 de janeiro da safra 2025/26 avançou 22% na comparação anual, alcançando 15,9 milhões de toneladas.

Em 11 de novembro, a entidade revisou para cima sua estimativa de produção da Índia em 2025/26, elevando-a para 31 milhões de toneladas, ante previsão anterior de 30 milhões — alta de 18,8% sobre o ciclo passado.

Ao mesmo tempo, a associação reduziu a projeção de açúcar destinado à produção de etanol no país para 3,4 milhões de toneladas, frente à estimativa de 5 milhões divulgada em julho. A menor destinação ao biocombustível pode abrir espaço para aumento das exportações indianas. A Índia é o segundo maior produtor mundial de açúcar.

Com produção robusta no Brasil e perspectivas de maior oferta global, o mercado segue pressionado por um cenário de excedentes, fator que tem limitado a recuperação das cotações nas principais bolsas internacionais.

Com informações da Barchart

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Guerra no Oriente Médio dispara preços da ureia e eleva risco de custos para o agro brasileiro

Relatório do Itaú BBA aponta alta superior a 10% nos fertilizantes nitrogenados,...

Aos 66 anos, Maria Soares opera equipamentos de alta complexidade (Foto: Divulgação)
ConjunturaÚltimas Notícias

Atvos atinge 20,6% de participação feminina e registra índice superior ao do setor sucroenergético

Estratégia de inclusão produtiva da Atvos se reflete em histórias como a...

Para produtores de cana safra 2020/21 foi melhor do que o esperado
Últimas Notícias

Municípios de Rondônia aparecem entre os 20 maiores produtores de cana da Região Norte

Porto Velho e Candeias do Jamari figuram no ranking divulgado pelo jornal...

Últimas NotíciasMilho

Novo conselho consultivo da empresa de etanol Inpasa vai focar crescimento

O novo conselho consultivo da produtora de etanol de milho Inpasa vai...