Home Últimas Notícias AFCP monta laboratórios para análise da cana e ATR em usinas de Pernambuco
Últimas Notícias

AFCP monta laboratórios para análise da cana e ATR em usinas de Pernambuco

Cana-de-açúcar pode proporcionar um futuro mais verde e limpo e gerar novas oportunidades de rentabilidade para o produtor
Compartilhar

A quantidade e a qualidade da cana são cruciais para a definição do preço que será pago pelas usinas. Os agricultores ligados à Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) passaram a contar com a ampliação deste serviço técnico que analisará essas questões na safra, de forma inédita em todo o Brasil, pois somente as usinas que analisavam.

A AFCP é responsável pelos laboratórios e a contratação de pessoal qualificado em três usinas de PE. Os laboratórios foram instalados nas unidades da Coaf (Timbaúba), CooafSul (Ribeirão) e da CooafVale (Joaquim Nabuco). As três são geridas pelo modelo de cooperativa profissional vinculados à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-PE).

“O fornecedor de cana, representado pelo próprio segmento através da AFCP, tem os seus laboratórios para a análise da sua cana”, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. A análise será realizada desde a chegada da cana na usina, quando passa pela balança da unidade (medindo seu peso). E depois pela verificação do potencial de açúcar (ATR), índice usado para a precificação.

Esse serviço já estava sendo realizado pela AFCP na Coaf e CooafSul. Com a abertura da CoafVale, assumindo a usina Pumaty nesta safra, a associação tomou a decisão de também fazer na CoafVale. A AFCP investiu quase meio milhão de reais na criação somente do laboratório de análise da cana na usina CoafVale.

“Assim, os fornecedores de cana dessas três usinas passam a contar com essa análise especializada, conferindo a cana e garantia do preço justo”, destaca Lima.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP orienta usinas e cooperativas sobre emissão de CBios no RenovaBio

Comunicado estabelece procedimentos para indicação de escrituradores na Plataforma CBio por produtores...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal registra maior valorização em cinco semanas no mercado paulista

Menor oferta no Centro-Sul, devido às chuvas, e alta dos preços internacionais...

Últimas NotíciasMercado

Preços do etanol seguem firmes em São Paulo, mesmo com redução nas vendas

Segundo o Cepea, oferta restrita pelas chuvas sustenta as cotações, enquanto condições...

DestaqueAgrícolaPopularÚltimas Notícias

Síndrome da Murcha da Cana-de-açúcar segue como ameaça constante aos canaviais

Manejo preventivo com biológicos contribui para um controle eficiente e sustentável. Historicamente,...