Home Últimas Notícias Alckmin e Fávaro prometem favorecer etanol durante abertura do Cana Summit
Últimas Notícias

Alckmin e Fávaro prometem favorecer etanol durante abertura do Cana Summit

Compartilhar

Evento organizado pela ORPLANA acontece até amanhã (11), em Brasília

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reafirmou na manhã desta quarta-feira, 10, que o Governo quer estimular o etanol e aumentar o teor do combustível na gasolina, elevando o percentual de 27,5% para 30%. A declaração foi feita durante a abertura do Cana Summit, evento organizado pela ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana que acontece até amanhã (11), em Brasília/DF. Além de Alckmin, a cerimônia também contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, do ex-ministro Roberto Rodrigues, além de deputados e outras autoridades do setor, reforçando a importância da produção canavieira do País.

 

Reunindo produtores, associações, profissionais e lideranças da cadeia sucroenergética, o Cana Summit tem em sua programação uma agenda de discussão de pautas para o fomento do setor. Em seu discurso de abertura, o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, ressaltou a relevância do evento que busca a inclusão e o reconhecimento da classe nas políticas públicas.

 

“Esse é um momento único. De olhar dedicado aos produtores. Representa muito mais que uma reunião, pois há uma intensa necessidade de inclusão. São muitos desafios enfrentados e sabemos que ao final, o Cana Summit será inspirador e transformador. Teremos novos rumos”, afirmou.

 

Para Alckmin, as pautas são válidas e o setor, estratégico para o Brasil em razão de oferecer energia limpa e o combustível do futuro.

“Somos campeões na geração de energia limpa e hoje, 85% da nossa frota é flex. Vamos inclusive, trabalhar mais para que haja paridade de preço com a gasolina, em busca de mais competividade”, prometeu.

Também se mostrando aberto às demandas do setor, o ministro da Agricultura falou da importância do associativismo e do cooperativismo a partir da união dos canavicultores e se colocou ao lado dos produtores.

“Precisamos desmistificar algumas questões e mostrar que o Brasil está na vanguarda dos biocombustíveis. A onda agora é dos carros elétricos, mas faremos a transição para o carro movido à hidrogênio, tendo por base o etanol”, disse Carlos Fávaro.

Outras pautas

Durante a abertura do Cana Summit, os discursos dos anfitriões e convidados apontaram que além de reconhecimento aos produtores, a proposta do evento é a conquista de anseios como a melhora na precificação da cana por parte do Consecana (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo) e o repasse financeiro dos CBIOs (Créditos de Descarbonização), dentro do programa RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis).

As demandas inclusive também foram reforçadas pelo vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner e pelo deputado federal Arnaldo Jardim.

“O Consecana está velho e precisa ser reformulado, já o repasse de CBIOs ao produtor, isso é fundamental. Precisamos avançar para formalizar essa participação”, declarou o congressista.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Sindicato denuncia demissão de ao menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, em Pontal

Entidade afirma que funcionários não receberam verbas rescisórias e enfrentam atrasos em...

raízen
Últimas NotíciasOpinião

Raízen: o que os números do 4º trimestre realmente revelam

Muito se falou nos últimos dias sobre a situação financeira da Raízen....

DestaqueÚltimas Notícias

Justiça de São Paulo aceita pedido de recuperação extrajudicial da Raízen

Decisão suspende cobranças e execuções contra a Raízen por 180 dias e...

Últimas NotíciasOpinião

Ciência militante contra o agro ainda existe

Por incrível que pareça, ainda encontro muito fanatismo científico aqui no Brasil,...