Home Últimas Notícias Alta de diesel e fertilizantes eleva custo de produção do açúcar e pressiona produtores
Últimas Notícias

Alta de diesel e fertilizantes eleva custo de produção do açúcar e pressiona produtores

Compartilhar

Os preços mais altos dos fertilizantes e do diesel, insumos essenciais para a agricultura, aumentaram o custo de produção do açúcar nos principais países produtores, incluindo o Brasil, disse o analista-chefe da consultoria Datagro nesta quarta-feira, 13.

Plinio Nastari disse que o custo de produção do açúcar no Brasil, o maior exportador global, equivale atualmente a um preço de 18,63 centavos de dólar por libra-peso, tendo aumentado cerca de 2 centavos de dólar por libra-peso em um ano.

Com os preços do açúcar bruto em Nova York sendo negociados a cerca de 15,30 centavos de dólar por libra-peso nesta quarta-feira, nenhum produtor de açúcar no mundo está ganhando dinheiro atualmente, mostraram os dados.

Os preços do diesel e dos fertilizantes aumentaram devido à situação no Oriente Médio.

De acordo com a Datagro, a Austrália é o segundo produtor de açúcar mais competitivo do mundo, depois do Brasil, com 20,02 centavos de dólar por libra-peso de custo de produção, seguida pela Guatemala, a 20,25 centavos, e pela Tailândia, outro grande exportador, a 21,33 centavos de dólar por libra-peso.

Nastari disse, durante uma apresentação na Citi ISO Datagro Sugar & Ethanol Conference, em Nova York, que essa situação levará à queda do plantio de beterraba no Hemisfério Norte e de cana-de-açúcar em áreas tropicais, como a Tailândia, à medida que os agricultores mudarem para outras culturas.

A Datagro estima que a área de beterraba da União Europeia cairá entre 8% e 12% na nova temporada, que começa em outubro. Ela prevê que a produção de açúcar no bloco cairá 8%. A consultoria estima que a produção tailandesa de açúcar cairá de 12 milhões de toneladas na temporada anterior para 10,3 milhões de toneladas em 2026/27.

“Acreditamos que alguma área de cana será perdida na Tailândia devido aos baixos preços”, disse o diretor da trader de açúcar Sucden, Jeremy Austin.

Ele disse que a área cultivada da Tailândia poderia cair entre 5% e 6%, com os agricultores mudando para a mandioca.

“Espera-se que os preços dos fertilizantes, especialmente os fertilizantes nitrogenados, permaneçam altos mesmo depois da guerra, até que haja uma normalização da oferta”, disse Nastari.

Reuters| Marcelo Teixeira

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Os próximos passos da recuperação da Raízen e o que ainda preocupa o mercado

A Raízen deu um passo importante em seu processo de recuperação extrajudicial....

Últimas Notícias

Bayer espera acelerar plano de matéria-prima alternativa para biocombustíveis

A Bayer espera acelerar um plano para facilitar a produção norte-americana de...

Últimas Notícias

Volkswagen vê espaço para vender carro movido só a etanol no Brasil

Em entrevista, CEO da montadora afirmou que opção “pode ser interessante” para...

Últimas NotíciasDestaque

São Paulo irá investir R$ 30 milhões para capturar e armazenar carbono do etanol de cana

Em sua primeira etapa, projeto de armazenar carbono do etanol conta com...