Home Últimas Notícias Associação de combate a fraudes em combustíveis ganha reforços
Últimas Notícias

Associação de combate a fraudes em combustíveis ganha reforços

Compartilhar

Além da recente adesão da Ultracargo, o Instituto Combustível Legal conta com as cinco maiores fabricantes de lubrificantes do país

O Instituto Combustível Legal (ICL), mantido pela Petrobras e por três grandes distribuidoras do país – Vibra, Raízen e Ipiranga – está expandindo sua lista de empresas associadas, que também conta com Braskem e Ale.

A entidade formalizou nesta quarta-feira, 18, a adesão da Ultracargo, empresa do grupo Ultra voltada a logística e tancagem de combustíveis líquidos. Além disso, há cerca de três meses, passou a contar com as cinco maiores fabricantes de lubrificantes do país: Iconic, Lubrax, Moove, Petronas e Shell.

Ao Estadão/Broadcast, o presidente do ICL, Emerson Kapaz, também disse negociar a adesão do grupo de distribuição de combustíveis Argenta (nova marca do Grupo Sim), que tem forte presença no Sul do país, e da fabricante de etanol de milho Inpasa, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Segundo Kapaz, o objetivo é diversificar as áreas de atuação e aumentar a representatividade do instituto, que nos últimos anos tem colecionado avanços no combate a fraudes e na articulação de soluções incorporadas pelo governo, Congresso e regulador, caso do imposto monofásico e ICMS ad rem (valor fixo) sobre gasolina e diesel.

Para o presidente do ICL, a chegada da Ultracargo vai trazer informações mais detalhadas sobre o setor de logística e tancagem de produtos líquidos que facilitam o combate a fraudes, além de poder incentivar a entrada de outras grandes empresas, inclusive de transporte, como os chamados transportadores revendedores retalhistas (TRR).

Atuação

Mais recentemente, o ICL tem atuado para denunciar esquemas pontuais de sonegação e regimes especiais de tributação que dão brecha à ilegalidade, casos verificados no Amapá e no Maranhão.

Entre as prioridades do instituto também estão o apoio ao projeto de lei do devedor contumaz, parado há anos no Congresso, e o pedido de reforma no programa nacional de créditos de descarbonização, o RenovaBio, a fim de dirimir distorções no setor de distribuição.

Com informações da Agência Estado/Gabriel Vasconcelos
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Chile anuncia reajuste de até 54% dos combustíveis e provoca corrida aos postos

Aumento foi anunciado pelo governo do presidente José Antonio Kast, recém-empossado, diante...

Últimas Notícias

Estados Unidos aumentam percentual de etanol de milho na gasolina

Medida, que entra em vigor em maio, terá duração de 20 dias...

Últimas Notícias

Mais de 400 trabalhadores resgatados em obra de usina em MT devem ser indenizados

Caso foi classificado como sendo de trabalho análogo à escravidão Mais de...

Últimas Notícias

Mato Grosso do Sul prevê safra recorde com 5 bilhões de litros de etanol

A expectativa também é de atingir 2,1 milhões de toneladas de açúcar...