Home Últimas Notícias Associação de combate a fraudes em combustíveis ganha reforços
Últimas Notícias

Associação de combate a fraudes em combustíveis ganha reforços

Compartilhar

Além da recente adesão da Ultracargo, o Instituto Combustível Legal conta com as cinco maiores fabricantes de lubrificantes do país

O Instituto Combustível Legal (ICL), mantido pela Petrobras e por três grandes distribuidoras do país – Vibra, Raízen e Ipiranga – está expandindo sua lista de empresas associadas, que também conta com Braskem e Ale.

A entidade formalizou nesta quarta-feira, 18, a adesão da Ultracargo, empresa do grupo Ultra voltada a logística e tancagem de combustíveis líquidos. Além disso, há cerca de três meses, passou a contar com as cinco maiores fabricantes de lubrificantes do país: Iconic, Lubrax, Moove, Petronas e Shell.

Ao Estadão/Broadcast, o presidente do ICL, Emerson Kapaz, também disse negociar a adesão do grupo de distribuição de combustíveis Argenta (nova marca do Grupo Sim), que tem forte presença no Sul do país, e da fabricante de etanol de milho Inpasa, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Segundo Kapaz, o objetivo é diversificar as áreas de atuação e aumentar a representatividade do instituto, que nos últimos anos tem colecionado avanços no combate a fraudes e na articulação de soluções incorporadas pelo governo, Congresso e regulador, caso do imposto monofásico e ICMS ad rem (valor fixo) sobre gasolina e diesel.

Para o presidente do ICL, a chegada da Ultracargo vai trazer informações mais detalhadas sobre o setor de logística e tancagem de produtos líquidos que facilitam o combate a fraudes, além de poder incentivar a entrada de outras grandes empresas, inclusive de transporte, como os chamados transportadores revendedores retalhistas (TRR).

Atuação

Mais recentemente, o ICL tem atuado para denunciar esquemas pontuais de sonegação e regimes especiais de tributação que dão brecha à ilegalidade, casos verificados no Amapá e no Maranhão.

Entre as prioridades do instituto também estão o apoio ao projeto de lei do devedor contumaz, parado há anos no Congresso, e o pedido de reforma no programa nacional de créditos de descarbonização, o RenovaBio, a fim de dirimir distorções no setor de distribuição.

Com informações da Agência Estado/Gabriel Vasconcelos
Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AgrícolaÚltimas Notícias

Justiça do Trabalho deve julgar ação sobre excesso de carga no transporte de cana

Para a Oitava Turma, matéria sobre o transporte de cana diz respeito...

Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de emissões e adota gestão de resíduos em todas as etapas do evento

Metodologia utilizada para mensurar as emissões é baseada no GHG Protocol; Biocoop...

Últimas Notícias

Colombo Agroindústria lança campanha ‘Unidos Contra o Fogo’ com foco em prevenção e conscientização ambiental

Entre as iniciativas estão parcerias com escolas técnicas agrícolas, workshops voltados a...

Últimas Notícias

Preço abaixo do custo pressiona produtor de açúcar, mas Brasil é país mais competitivo

O atual nível dos preços internacionais do açúcar coloca pressão sobre grande...