Home Últimas Notícias Até 2035, União Européia quer o fim dos carros movidos a combustíveis fósseis
Últimas Notícias

Até 2035, União Européia quer o fim dos carros movidos a combustíveis fósseis

carro eletrico
Foto:Ilustração
Compartilhar

A venda de veículos novos movidos à gasolina ou diesel será proibido em países que fazem parte da União Europeia a partir de 2035. Ontem, 14, o Parlamento Europeu aprovou formalmente uma lei que proíbe a venda de veículos movidos à combustíveis fósseis com o objetivo de acelerar a mudança para os carros elétricos.

As regras exigem que, até 2035, as montadoras de veículos atinjam um corte de 100% nas emissões de CO2 de carros novos, o que poderá tornar impossível a venda de modelos novos movidos a combustível fóssil no bloco de 27 países.

A lei também estabelecerá um corte de 55% nas emissões de CO2 para carros novos vendidos a partir de 2030 em relação aos níveis de 2021, muito acima da meta existente de 37,5%. A aprovação final está prevista para março.

“Os custos operacionais de um veículo elétrico já são mais baixos do que os custos operacionais de um veículo com motor de combustão interna”, disse o principal negociador do parlamento sobre as regras, Jan Huitema, conforme divulgado pela Reuters.

Vans novas deverão cumprir um corte de 100% de CO2 até 2035 e um corte de 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2021.

O presidente-executivo da Volkswagen, Thomas Schaefer, disse no ano passado que a partir de 2033 a marca só produzirá carros elétricos na Europa. Ainda assim, o acordo final inclui algumas flexibilidades, incluindo que pequenas montadoras que produzem menos de 10 mil veículos por ano poderão negociar metas mais baixas até 2036.

Fonte: Reuters

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Na Agrishow, Flávio Bolsonaro diz que agro é tratado pelo governo “como lixo”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, afirmou nesta segunda-feira, 27,...

Últimas Notícias

Credores da Raízen contratam Journey Capital e Felsberg como consultores, dizem fontes

Um grupo de detentores de títulos de renda fixa da Raízen contratou a empresa...

Últimas Notícias

Usina é alvo de ações que cobram quase R$ 140 milhões por danos ambientais em Goiás

Usina é suspeita de derramar vinhaça, um subproduto gerado na destilação do...

Últimas Notícias

Aprovação do E32 deve ampliar em mais de 6% mercado de etanol anidro

A elevação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina para 32%...