Home Últimas Notícias Atvos anuncia parceria com startup japonesa para construir fábrica de amônia verde em Goiás
Últimas Notícias

Atvos anuncia parceria com startup japonesa para construir fábrica de amônia verde em Goiás

Compartilhar

A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, fechou uma importante parceria com a startup japonesa Tsubame BHB para construir uma fábrica de amônia aquosa verde em Mineiros (GO). O anúncio foi feito pela própria empresa, que revelou um investimento superior a R$ 70 milhões no projeto, com capacidade para produzir 20 mil toneladas por ano do fertilizante sustentável.

A nova unidade ficará localizada na área da usina Morro Vermelho (UMV), da Atvos, e o produto será usado para substituir os fertilizantes nitrogenados de origem fóssil aplicados nas lavouras da UMV e da unidade Alto Taquari (UAT), em Mato Grosso. Segundo a empresa, a iniciativa deve reduzir em cerca de 11 mil toneladas as emissões anuais de CO2.

“Como uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, a Atvos tem o compromisso não só de contribuir com a descarbonização das principais economias do mundo, mas também de reduzir as emissões de suas próprias operações”, afirmou Bruno Serapião, CEO da Atvos. “Esta parceria com a Tsubame BHB é um passo importante para alcançarmos esses objetivos, ao mesmo tempo em que impulsionamos o desenvolvimento das regiões onde atuamos”, completou.

A expectativa é que as obras comecem no próximo ano, após a conclusão dos projetos de engenharia e licenciamento ambiental, com previsão de operação a partir de 2027. A tecnologia será fornecida pela Tsubame BHB, utilizando hidrogênio verde e nitrogênio capturado do ar, sem o uso de matérias-primas fósseis. Além da aplicação agrícola, a amônia verde também pode ser usada nas indústrias química e farmacêutica e no tratamento de águas.

“O Brasil tem grande potencial para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde, aproveitando seus recursos renováveis, além de ser um grande consumidor de fertilizantes nitrogenados”, disse Koji Nakamura, CEO da Tsubame BHB. “Estamos honrados em colaborar com a Atvos, contribuindo para a descarbonização da agricultura brasileira”, acrescentou.

A carta de intenções entre as empresas foi assinada no Japão durante comitiva que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, reforçando a cooperação entre os dois países em projetos sustentáveis.

Com a iniciativa, a Atvos reforça seu posicionamento como líder em energia renovável e consolida sua estratégia de reduzir o impacto ambiental de suas operações, alinhada com as demandas globais por uma economia de baixo carbono.

Com informações da Atvos

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP aprova plano para combate à abusividade de preços de combustíveis

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)...

Últimas Notícias

Raízen diz que apoio a seu plano de recuperação extrajudicial sobe para 80,15%

A produtora de ‌açúcar e etanol e distribuidora de combustíveis ‌Raízen informou...

Últimas Notícias

De Olho no Material Escolar lança novo diagnóstico sobre o agro nos livros didáticos

Quatro anos depois de estudo inédito, e após promulgação do novo Plano...

Últimas Notícias

Lula e Sheinbaum avaliam possível acordo entre Petrobras e Pemex

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu cooperação na área...