Home Conjuntura Atvos atinge 20,6% de participação feminina e registra índice superior ao do setor sucroenergético
ConjunturaÚltimas Notícias

Atvos atinge 20,6% de participação feminina e registra índice superior ao do setor sucroenergético

Compartilhar

Estratégia de inclusão produtiva da Atvos se reflete em histórias como a de Maria, que ingressou na maturidade, sem experiência prévia, e hoje atua na operação ao lado do filho na companhia

A Atvos, líder na transição energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, vem ampliando de forma consistente a participação de mulheres em suas operações e alcançou, em janeiro de 2026, 20,6% de representação feminina em seu quadro total. O resultado reflete uma estratégia estruturada de qualificação, empregabilidade local e desenvolvimento de carreira voltada à inclusão de mulheres no campo e na indústria.

O indicador posiciona a companhia acima da média observada no setor sucroenergético, estimada em 9,2%, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, evidenciando a velocidade de evolução da Atvos na agenda de diversidade operacional.

O avanço também chegou à liderança. Em dois anos, a presença feminina em cargos de gestão da Atvos quase triplicou, com ampliação da atuação de mulheres em funções técnicas e operacionais e maior diversidade de perfis nas equipes de comando.

A estratégia é sustentada por iniciativas como o MOVA Comunidade, programa de capacitação profissional que integra a agenda de desenvolvimento social da companhia, voltado a moradores das regiões próximas às unidades agroindustriais em São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na safra 2024/2025, quase 2.300 pessoas foram formadas, sendo 65% mulheres, em áreas como operação de máquinas, eletromecânica e manutenção industrial, fortalecendo a inclusão produtiva e a empregabilidade no setor.

Uma história no campo

Essa transformação é visível no dia a dia da Atvos. Com quatro filhos e sete netos, Maria Soares entrou na empresa em 2011, aos 52 anos, após se dedicar à família e a trabalhos informais. Sem experiência na lavoura, fez curso oferecido pela empresa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o que abriu caminho para sua primeira atuação formal no setor, tornando-se tratorista e, depois, operadora de colheita mecanizada na Unidade Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS).

Hoje, aos 66 anos, segue em atividade na operação agrícola, operando equipamentos de alta complexidade e acumulando conquistas pessoais importantes, como a casa própria e o carro. “Nunca é tarde para começar. A empresa se modernizou e eu cresci junto. Aqui encontrei autonomia, independência e apoio da equipe”, afirma. “É uma honra trabalhar na Atvos.”

O filho de Maria, Edicarlos Soares, também trabalha na companhia como motorista agrícola, compartilhando com a mãe a rotina nas operações e simbolizando oportunidades que alcançam diferentes gerações da mesma família. “Ela é um orgulho para nós. Mesmo nessa idade, continua trabalhando com disposição e evoluindo junto com a empresa”, afirma, orgulhoso.

Neste Dia Internacional da Mulher, o protagonismo feminino – da capacitação local às lideranças estratégicas e cargos técnicos – reforça o compromisso da Atvos com um crescimento sustentável, diverso e orientado ao desenvolvimento das regiões onde atua, incluindo mulheres em diferentes fases da vida e trajetórias profissionais

Compartilhar

Episódio 27: Como a tecnologia está transformando as fábricas de açúcar?

Episódio 25: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Captura e armazenamento de carbono pode criar nova fonte de receita para usinas de etanol, afirma Fundag

Presidente da fundação destaca potencial do CCS para transformar o CO₂ da...

DestaqueÚltimas Notícias

Pindorama projeta crescimento de até 10% na moagem e quase dobra produção de etanol de grãos na safra 2026/27

Cooperativa prevê avanço na safra 2026/27 impulsionado pelos investimentos no campo e...

Últimas Notícias

Etanol amplia vantagem frente à gasolina e garante economia de até R$ 80 por abastecimento

Competitividade do etanol atinge o maior patamar dos últimos oito anos, segundo...

Últimas NotíciasDestaque

Proteínas de bactérias podem aumentar em até 30% rendimento do etanol de segunda geração

Cooperação internacional de pesquisa pode solucionar gargalo de produção de biocombustíveis 2G...