Home Popular Atvos comemora mais de 10 anos de atividades em Costa Rica
PopularÚltimas NotíciasUsinas

Atvos comemora mais de 10 anos de atividades em Costa Rica

Compartilhar

A Unidade Costa Rica celebra 11 anos impulsionando o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado

A Unidade Costa Rica da Atvos, uma das maiores do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul, comemorou ontem, 03, mais de uma década de operações. A planta localizada no município de Costa Rica, ocupa há 11 anos um lugar de destaque entre as empresas que fomentam o avanço socioeconômico da região, por meio da produção de etanol e cogeração de energia elétrica limpa.

“O ano de 2011 foi muito marcante para a Atvos e também para norte de Mato Grosso do Sul, que cada vez mais reforça sua posição como um importante polo da indústria sucroenergética do país”, comenta Marcelo Fiomari, diretor superintendente do Polo Taquari da Atvos. “A região é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento do setor, e ficamos felizes por poder contribuir por mais de uma década com o progresso da comunidade, seja por meio da oferta de vagas de emprego, capacitações e até do aperfeiçoamento do trabalho de fornecedores e parceiros. São avanços que influenciam positivamente no âmbito socioeconômico local”, pontua o executivo.

Atualmente, a Unidade Costa Rica conta com mais de mil colaboradores diretos no município e emprega cerca de 3,2 mil de forma indireta, além de contribuir com projetos e ações que possibilitam melhorias para a população local em áreas como educação, meio ambiente, saúde e cultura.

Vale ressaltar também as parcerias importantes que a empresa estabelece com entidades diversas, como a que firmou com o Poder Público Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Prefeitura Municipal, para a criação do Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore. O projeto está há cinco anos contribuindo para a solução de desentendimentos e impasses dos moradores da região, evitando assim a judicialização de processos e fortalecendo a implementação da cultura de pacificação. Desde a inauguração do Núcleo, mais de 2 mil moradores da região já foram beneficiados a partir dos atendimentos realizados.

Outra iniciativa de destaque foi o convênio firmado com o Sebrae/MS para promover o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na região Norte do estado de Mato Grosso do Sul, onde estão localizados os municípios de Costa Rica e Chapadão do Sul. A colaboração iniciou neste ano com o objetivo de aumentar a competividade de fornecedores locais para atender às demandas de serviços e produtos de grandes indústrias, incentivando o desenvolvimento das cadeias produtivas da região e propiciando um ambiente mais favorável de negócios.

No aspecto agrícola e industrial, a Unidade Costa Rica conta com o apoio de uma rede de cerca de 117 parceiros, e possui capacidade de moagem de 3,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (MMtc), o que a permite produzir até 300 milhões de litros de etanol, o suficiente para abastecer 6 milhões de veículos populares com combustível sustentável, e cogerar 300 GWh de energia elétrica limpa.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Déficit global de açúcar deve alcançar 1,1 milhão de t em 2026/27, diz Rabobank

Possibilidade de El Niño intenso no segundo semestre traz incertezas sobre a...

Últimas Notícias

Denúncia sobre irregularidades no RenovaBio é retirada da pauta da sessão do TCU

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) não votarão nesta...

Últimas NotíciasDestaque

Copersucar encerra safra 2025/26 com terceiro melhor resultado de sua história e avança em biometano e combustíveis marítimos

Companhia registra o terceiro melhor resultado de sua história, amplia participação de...

Últimas Notícias

Aroeira investe R$ 750 milhões em planta de etanol de cereais em Minas Gerais

BNDES já aprovou financiamento de R$ 618 milhões para o projeto A...