Home Últimas Notícias Aumentam as chances de uma La Niña no segundo semestre
Últimas Notícias

Aumentam as chances de uma La Niña no segundo semestre

Compartilhar

As próximas duas semanas devem ser de boas chuvas sobre a maior parte do Brasil. O outono teve início no último dia 20 e deve ser de temperaturas acima da média em todo país. A chance de uma La Niña alterar o regime de chuvas durante o segundo semestre no Brasil é de 62%, de acordo com a mais recente atualização da NOAA.

De acordo com o último boletim Agromensal do Itaú BBA, os mapas de precipitação projetam altos volumes para o Centro-Oeste, Tocantins, norte de SP e sul de MG nos próximos dias. No RS, as precipitações devem reduzir, mas a chuva deve retornar na primeira semana de abril.

Para a região Centro-Oeste, o Inmet projeta chuvas dentro a abaixo da média histórica durante o outono, que vai até o dia 21/junho. Quanto às temperaturas, a projeção indica predomínio de valores acima da média climatológica nos próximos meses. Para o Sudeste, o instituto projeta chuvas ligeiramente acima da média em áreas de SP e sul de MG. Nas demais áreas, a tendência é de chuva próxima da média.

As temperaturas, assim como no Centro-Oeste, devem ficar acima da média. Para o Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da média, principalmente no RS e em SC. Quanto às temperaturas, também são previstas acima da média em grande parte da região.

A NOAA destaca que o período de neutralidade será entre abril e maio, e que o trimestre junho, julho e agosto será marcado pelo retorno da La Niña. O inverno também pode ser mais seco e ondas de frio mais intensas entre julho e agosto não estão descartadas, segundo a Climatempo.

A La Niña pode atrasar o retorno das chuvas, alémdo risco de redução dos volumes a partir do mês de setembro em importantes áreas de produção agrícola. A redução das chuvas, se confirmada, pode afetar as lavouras de verão na região Sul do Brasil.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 por litro a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de R$ 0,12 por...

Últimas Notícias

Uso de irrigação por gotejamento avança e ganha protagonismo na Agrishow 2025

A Agrishow, uma das maiores vitrines do agronegócio mundial, mais uma vez...

OpiniãoÚltimas Notícias

Raízen em jejum de lucro e dieta de otimismo: Cosan vende, Shell observa e o mercado

Em 2021, a Raízen estreou na B3 com pompa e circunstância, como...

Últimas Notícias

Atvos afirma que está atenta a novas oportunidades, mas não confirma compra de usinas da Raízen

A Atvos, empresa controlada pelo fundo Mubadala Capital, estaria considerando apresentar uma...