Home Destaque Avança em PL que isenta pagamento de royalties para produtores de cana com até 150 hectares
DestaqueÚltimas Notícias

Avança em PL que isenta pagamento de royalties para produtores de cana com até 150 hectares

Cana-de-açúcar pode proporcionar um futuro mais verde e limpo e gerar novas oportunidades de rentabilidade para o produtor
Compartilhar

Proposta permite que pequenos produtores tenham isenção de pagamento por variedades mais modernas

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), a pedido da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e de outras entidades rurais, aprovou, nesta quarta-feira (2), na Comissão de Agricultura (CRA), um texto alternativo ao do Projeto de Lei (PL 404/18) do ex-senador Givago Tenório (PP/AL). O PL, que trata do desenvolvimento de novas variedades (cultivares) de cana e demais plantas, inclui a isenção do pagamento de royalty de cana para todos os produtores até 150 hectares de lavoura.

Pelo trâmite agora, a proposta está aberta para o recebimento de emendas antes da votação terminativa na mesma comissão na próxima sessão. Depois, sendo aprovada, já segue para a Câmara Federal onde será apreciada pelos deputados.

O presidente da Feplana, Paulo Leal, agradece ao senador pelo texto substitutivo aprovado, onde insere essa isenção possível ao segmento canavieiro.

A Feplana, através do acompanhamento técnico e bem de perto pelo diretor Luís Henrique Scabello, trabalhou para a conquista deste pleito. O dirigente, inclusive, acompanhou o senador durante a votação do PL na CRA nesta quarta-feira (02).

Os cultivares são variedades de plantas selecionadas por possuírem um conjunto único de características genéticas e aparentes que as distinguem de plantas semelhantes da mesma espécie. Por este motivo, no PL, o prazo de proteção dos novos cultivares de cana passará de 15 para 25 anos. A justificativa disso é porque são necessários muitos anos de desenvolvimento até que um clone seja liberado para plantio comercial.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaqueOpinião

Manejo estratégico do canavial garante maior produção e amplia a longevidade da soqueira

O setor canavieiro brasileiro vive um momento de grandes oportunidades, mas também...

Últimas Notícias

Brasil pode ganhar com fim de restrição do etanol na gasolina nos EUA, diz StoneX

Uma mudança na legislação dos Estados Unidos pode ajudar a redesenhar o...

Últimas Notícias

Senadores veem enrolação do governo em projeto das dívidas rurais

A nova tentativa do governo de buscar convergência em relação ao projeto da renegociação...

Últimas Notícias

Coruripe registra EBITDA ajustado de R$ 1,94 bilhão no acumulado até abril de 2026

A Usina Coruripe registrou EBITDA ajustado de R$ 1,94 bilhão no acumulado...