Home Últimas Notícias Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029
Últimas Notícias

Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029

Compartilhar

A Be8 e a Sumitomo Corporation do Brasil anunciaram nesta quinta-feira, 13, na Green Zone da COP30, em Belém (PA), a assinatura de um acordo de desenvolvimento conjunto para estruturar a distribuição de SAF, o combustível sustentável de aviação, na Europa.

O projeto prevê o fornecimento do biocombustível a partir de 2029, quando entra em operação a biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, e inclui a possibilidade de participação conjunta na infraestrutura de distribuição no continente, explicou a Be8 em nota.

O acordo mira especialmente o norte da Europa, região que acelera a adoção de SAF. O mandato europeu começou neste ano com exigência de 2% de mistura e deve subir para 6% até 2030, o que pressiona a demanda por novos fornecedores.

A parceria pretende construir uma cadeia de valor completa, da produção ao abastecimento final, alinhada ao cronograma de expansão regulatória, de acordo com a nota.

Segundo a Be8, a Omega Green deve operar com um dos menores custos globais de produção de SAF, combinando acesso competitivo a matérias-primas residuais elegíveis pelo programa europeu RefuelEU, logística favorável, baixa carga tributária e energia renovável a preço competitivo.

“Escalar o SAF é um desafio e uma oportunidade global que exigirá empreendedorismo, visão de longo prazo e os parceiros certos”, afirmou o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, na nota. Ele destacou que a parceria permitirá “desenhar uma solução completa” considerando os desafios logísticos para atender ao mercado europeu.

A Sumitomo reforça que a demanda internacional por SAF compatível com o padrão da União Europeia cresce rapidamente, especialmente diante do compromisso da aviação de zerar emissões líquidas até 2050, meta que deve ser atendida em dois terços pelo SAF.

“Dada a dimensão da indústria agrícola na América do Sul, há grande potencial para expandir o fornecimento”, disse, na nota, o diretor sênior da Sumitomo Corporation do Brasil, Takamasa Ueda.

Agência Estado| Leandro Silveira

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Conflito no Oriente Médio pressiona fertilizantes e mantém preços elevados

Dados fazem parte do Agro Mensal, relatório divulgado pela Consultoria Agro do...

DestaqueÚltimas Notícias

Jacto oficializa lançamento comercial de colhedora de cana de duas linhas e mira ganho de eficiência operacional

A colhedora Hover 500 colhe simultaneamente duas linhas, pode dobrar capacidade por...

Últimas Notícias

Preço do açúcar sobe na ICE com ênfase das usinas em fabricar etanol

Os futuros do açúcar negociados na bolsa ICE subiram nesta quarta-feira, 22,...

Últimas Notícias

Raízen confirma negociações com credores, mas diz que não há definição

A Raízen, em recuperação extrajudicial, informou que está em tratativas com credores...