Home Últimas Notícias Brasbio inicia testes da primeira usina de etanol de milho e sorgo do Piauí
Últimas Notícias

Brasbio inicia testes da primeira usina de etanol de milho e sorgo do Piauí

Compartilhar

Acendimento da caldeira marca avanço da implantação da unidade em Uruçuí, que terá capacidade para produzir 226 milhões de litros de etanol por ano na primeira fase

A Brasbio Brasil Bioenergia iniciou nesta quinta-feira (2) uma nova etapa da implantação da primeira indústria de produção de etanol de milho e sorgo do Piauí. Em cerimônia realizada na unidade de Uruçuí (PI), a empresa promoveu o acendimento da caldeira, marco que dá início à fase de testes da planta industrial e antecede o começo da operação comercial do empreendimento.

O evento contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, além de autoridades, representantes do setor produtivo, investidores, parceiros e convidados.

Segundo a companhia, o comissionamento da caldeira representa um dos momentos mais importantes da implantação da unidade. O equipamento é responsável pela geração de vapor utilizado tanto na produção de energia quanto em todo o processo industrial. A etapa permitirá a realização de testes, ajustes e validações dos sistemas e equipamentos antes do início das operações.

Capacidade inicial de 226 milhões de litros por ano

Considerada um dos maiores empreendimentos voltados à produção de biocombustíveis do Nordeste, a unidade foi instalada em Uruçuí, região que se destaca pela produção de grãos.

Na primeira fase de operação, a indústria terá capacidade para processar 1,5 mil toneladas de milho e sorgo por dia, com produção estimada de 637 mil litros de etanol diários, o equivalente a aproximadamente 226 milhões de litros por ano.

Além do biocombustível, a planta produzirá DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis), destinado à nutrição animal, e óleo de milho, ampliando o aproveitamento industrial das matérias-primas.

De acordo com a Brasbio, o projeto foi desenvolvido para expansão gradual da capacidade industrial. Após as próximas etapas de investimento, a unidade poderá alcançar processamento de até 4,5 mil toneladas de grãos por dia.

Segundo a empresa, o empreendimento busca agregar valor à produção de milho e sorgo da região, fortalecendo a industrialização do agronegócio e ampliando a produção de biocombustíveis no Nordeste.

Informações do Governo do Piauí

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Operação Crédito Oculto ataca esquema de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

Terceira fase da operação Carbono Oculto sobre atuação do crime organizado em...

Últimas Notícias

Atvos usa bioinsumos em 100% das áreas de plantio de cana

Companhia amplia manejo biológico nas oito unidades agroindustriais e informa avanço de...

AçúcarÚltimas Notícias

StoneX reduz estimativas de superávit global de açúcar em 2025/26 e de déficit em 2026/27

O mercado global de açúcar terá superávit de 1,45 milhão de toneladas...

Últimas Notícias

Estados Unidos reduzem cota de importação de açúcar bruto do Brasil

Países poderão exportar volume menor após anúncio de nova distribuição tarifária do...