Home Últimas Notícias Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis
Últimas Notícias

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

Compartilhar

A aliança foi lançada no âmbito da cúpula do G20 na Índia em setembro de 2023

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, manifestou apoio à proposta indiana para sediar o secretariado da Aliança Global de Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês) no país asiático. Durante a terceira reunião do Comitê Executivo Temporário (TEC), Silveira destacou que a medida não apenas facilita as operações da GBA, mas também simboliza um avanço para a cooperação internacional, permitindo avanços tecnológicos e aumento da demanda por biocombustíveis, beneficiando países como o Brasil que têm grande potencial produtivo.

“Este é um passo significativo na cooperação internacional para a promoção em escala global dos biocombustíveis como uma alternativa sustentável, o que reflete o compromisso do Brasil com soluções de energia renovável e a sua importância no combate às mudanças climáticas”, defendeu o ministro Alexandre Silveira.

A aliança foi lançada no âmbito da cúpula do G20, na Índia, em setembro de 2023, e reuniu 19 países e 12 organizações internacionais, incluindo a Agência Internacional de Energia, o Fórum Econômico Mundial e o Banco Mundial. O objetivo principal é expandir a produção e o uso de biocombustíveis sustentáveis como uma opção de descarbonização acessível, especialmente em países do Sul Global.

Para que a Índia sedie o Secretariado da GBA, ainda deverá ser firmado um “Acordo de Sede” entre a Aliança e o governo indiano, o que vai proporcionar os meios necessários para que a organização opere de forma eficaz em Nova Délhi, incluindo autonomia financeira entre outras facilidades nas operações internacionais

O ministro Alexandre Silveira reforçou o compromisso do Brasil com a GBA e expressou seu agradecimento ao governo indiano pela iniciativa de acolher o Secretariado da aliança. Destacando a importância desta colaboração para o futuro energético sustentável do país e do mundo, o ministro salientou: “Juntos podemos avançar significativamente na luta contra as mudanças climáticas através da promoção dos biocombustíveis”.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

GAFFFF 2026 debate políticas agrícolas e segurança alimentar com participação de Roberto Rodrigues

Painel reunirá lideranças do agronegócio para discutir o papel das políticas públicas...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar: preços avançam e voltam a operar acima dos R$ 100/sc

As cotações do açúcar cristal branco seguem em alta no mercado à...

Últimas Notícias

Cerradinho planeja duto de 37,5 km para levar etanol de Goiás a Mato Grosso do Sul

A Cerradinho Logística quer construir um duto de 37,5 quilômetros para bombear...

Últimas Notícias

Etanol cai pela quinta semana seguida em São Paulo, mas pressão perde força

Menor oferta no spot e maior firmeza dos vendedores limitaram recuo do...