Home Últimas Notícias Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis
Últimas Notícias

Brasil apoia iniciativa indiana para sediar Aliança Global de Biocombustíveis

Compartilhar

A aliança foi lançada no âmbito da cúpula do G20 na Índia em setembro de 2023

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, manifestou apoio à proposta indiana para sediar o secretariado da Aliança Global de Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês) no país asiático. Durante a terceira reunião do Comitê Executivo Temporário (TEC), Silveira destacou que a medida não apenas facilita as operações da GBA, mas também simboliza um avanço para a cooperação internacional, permitindo avanços tecnológicos e aumento da demanda por biocombustíveis, beneficiando países como o Brasil que têm grande potencial produtivo.

“Este é um passo significativo na cooperação internacional para a promoção em escala global dos biocombustíveis como uma alternativa sustentável, o que reflete o compromisso do Brasil com soluções de energia renovável e a sua importância no combate às mudanças climáticas”, defendeu o ministro Alexandre Silveira.

A aliança foi lançada no âmbito da cúpula do G20, na Índia, em setembro de 2023, e reuniu 19 países e 12 organizações internacionais, incluindo a Agência Internacional de Energia, o Fórum Econômico Mundial e o Banco Mundial. O objetivo principal é expandir a produção e o uso de biocombustíveis sustentáveis como uma opção de descarbonização acessível, especialmente em países do Sul Global.

Para que a Índia sedie o Secretariado da GBA, ainda deverá ser firmado um “Acordo de Sede” entre a Aliança e o governo indiano, o que vai proporcionar os meios necessários para que a organização opere de forma eficaz em Nova Délhi, incluindo autonomia financeira entre outras facilidades nas operações internacionais

O ministro Alexandre Silveira reforçou o compromisso do Brasil com a GBA e expressou seu agradecimento ao governo indiano pela iniciativa de acolher o Secretariado da aliança. Destacando a importância desta colaboração para o futuro energético sustentável do país e do mundo, o ministro salientou: “Juntos podemos avançar significativamente na luta contra as mudanças climáticas através da promoção dos biocombustíveis”.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

CNPEM cria processo escalável para produzir nanocelulose a partir de bagaço de cana

Uma nova pesquisa de iniciação científica do Centro Nacional de Pesquisa em...

Últimas Notícias

Especialistas apontam possíveis efeitos do E32 para os veículos

Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deve tomar decisão sobre aumento na...

OpiniãoDestaqueÚltimas Notícias

Quando bons executivos não conseguem promover as mudanças que a empresa precisa

Em conversas com acionistas, conselheiros e executivos do setor sucroenergético, uma constatação...

Últimas NotíciasDestaque

Comvap inicia safra 2026/27 com expectativa de moer 1,5 milhão de toneladas de cana

A moagem da safra 2026/27 pela usina Comvap, localizada em União (PI),...