Home Destaque “Brasil deve voltar a ter 50% de participação no mercado internacional de açúcar”, afirma executivo
Destaque

“Brasil deve voltar a ter 50% de participação no mercado internacional de açúcar”, afirma executivo

Após duas temporadas consecutivas de superávit mundial de açúcar, a safra 2019/20 pode registrar déficit.
Compartilhar

A participação do Brasil no mercado global de açúcar deve voltar a atingir a marca de 50% este ano, afirmou o diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão. “Poucas vezes nos últimos anos conseguimos isso”, disse ele em entrevista coletiva da entidade. De acordo com Leão, se o País mantiver em dezembro a média de embarques dos onze primeiros meses do ano pode exportar 31 milhões de toneladas em 2020, “o que representa recorde na última década”.

O Brasil teve mais espaço para exportar, basicamente, pela menor oferta de dois importantes exportadores: Tailândia e Índia. “Isso abriu espaço para o Brasil ampliar exportações, o que foi muito bem-vindo”, disse Leão.

Ele ressaltou, porém, que ainda há barreiras de mercado importantes em países que têm peso no comércio global, como a China, a Índia e a Tailândia.

O executivo afirmou que, em relação à Índia, o painel contra o país na Organização Mundial do Comércio (OMC), que trata sobre os subsídios ao açúcar, “finalmente teve avanço depois de muito tempo parado por conta da pandemia”, e que já é possível sonhar com uma conclusão em meados do ano que vem. “Temos fé que devemos ganhar esse processo junto com Austrália e Guatemala”, disse.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Tereos dobra frota de colhedoras de duas linhas e reduz consumo de diesel na colheita de cana

Tecnologia proporciona economia média de 20% de combustível por tonelada colhida e...

Últimas NotíciasDestaque

Venda de usina é positiva para a Raízen, mas não basta para reduzir dívida, diz Citi

Com a aquisição, Adecoagro deve ampliar capacidade de moagem em 24% A venda...

DestaqueÚltimas Notícias

Raízen vende Usina Caarapó para Adecoagro por R$ 760 milhões

Venda inclui a unidade industrial, cana própria e contratos com fornecedores; usina...

Últimas NotíciasDestaque

Cocal amplia moagem para 8,6 milhões de t, mas lucro cai 48,5% na safra 2025/26

Companhia registra recuperação da produtividade agrícola, amplia a produção de etanol e...