Home Últimas Notícias Brasilcom pede corte de 15% nas metas anuais do RenovaBio ao governo
Últimas Notícias

Brasilcom pede corte de 15% nas metas anuais do RenovaBio ao governo

Compartilhar

Associação alega expectativa de menor consumo de combustíveis fósseis devido ao avanço de elétricos e projeções mais fracas para o PIB

A associação de distribuidoras de combustíveis Brasilcom pediu ao governo, em consulta pública, uma redução de 15% nas metas anuais propostas para o programa federal RenovaBio, alegando que perspectivas mais fracas para a economia, avanço dos veículos elétricos e o crescimento dos biocombustíveis devem reduzir a demanda por combustíveis fósseis.

A redução das metas diminuiria a necessidade de compra de créditos de descarbonização (CBios) pelas distribuidoras de combustíveis. Os títulos representam um custo para o setor, uma vez que as empresas precisam adquiri-los para cumprir ⁠suas obrigações anuais de descarbonização.

“Eles (governo) estão com uma visão muito otimista de venda de gasolina e diesel que a gente não está enxergando”, argumentou o presidente da Brasilcom, Abel Leitão, em entrevista à Reuters.

No ⁠caso do diesel, combustível mais consumido do Brasil, ⁠o comportamento está muito associado à evolução do Produto Interno Bruto (PIB), lembrou.

Representando mais de 40 distribuidoras regionais do país, a Brasilcom propôs ao Ministério de Minas e Energia que ⁠a meta de CBios para 2027 seja reduzida para 47,6 milhões de títulos, com crescimento gradual até 63,04 milhões em 2036.

Na consulta pública, o governo propôs uma meta nacional de aquisição de 56 milhões de ⁠CBios em 2027, com aumentos graduais nos anos seguintes até atingir 74,16 milhões em 2036, considerando tanto a emissão esperada de novos créditos quanto os estoques já existentes no mercado.

Os CBios são emitidos por produtores ⁠de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, que seriam impactados ⁠no caso de um corte nas metas.

Caso a proposta da Brasilcom seja aceita, haveria uma redução na meta de 490 mil CBios em relação a 2026.

Segundo a Brasilcom, as projeções para 2027 apontam desaceleração da economia brasileira, com estimativas de crescimento do PIB entre cerca de 1% e 2,3%.

“O (consumo de) diesel, que é muito ligado à economia, ao PIB, deve crescer muito pouco. A gasolina tem um agravante, que o álcool está crescendo muito. Então, aqueles números que o (governo) projetou, não batem”, afirmou Leitão.

A associação também destacou alterações no perfil da frota brasileira. “O avanço dos emplacamentos de veículos elétricos e híbridos tende a reduzir a demanda por combustíveis fósseis”, afirmou.

Ao mesmo tempo, os veículos flex-fuel perderiam espaço relativo na frota nos próximos anos, segundo a entidade.

Além disso, a Brasilcom avalia que o aumento da participação dos biocombustíveis na matriz de transportes, impulsionado pela Lei do Combustível do Futuro, tende a substituir parte do consumo de gasolina e diesel.

A entidade cita a elevação das misturas obrigatórias e a expansão da produção de etanol de milho como fatores que devem reforçar essa tendência.

Reuters| Marta Nogueira

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen altera código de negociação de suas ações na B3 de RAIZ4 para RAIZ55

Papéis passam a ser negociados como ações preferenciais classe A, com fator...

Últimas Notícias

CRV Industrial e Rubi S.A. mantêm certificação internacional Halal para produção de açúcar

Auditorias realizadas nas unidades goianas confirmaram a conformidade dos processos produtivos com...

Últimas Notícias

Produção de petróleo do Brasil atinge quarto recorde mensal consecutivo

A produção de petróleo do Brasil registrou seu quarto recorde mensal consecutivo...

Últimas Notícias

Etanol acumula alta de 38% em três meses com atraso na safra de cana

Após forte desvalorização entre abril e julho, preços estão próximos do mesmo...