Home Últimas Notícias Canaoeste apresenta primeira Biofábrica Associativa do Brasil
Últimas Notícias

Canaoeste apresenta primeira Biofábrica Associativa do Brasil

Irrigação cana mitos
Sugar cane trees closeup with fresh green color background.
Compartilhar

Com investimentos abaixo do mercado, associado poderá melhorar a rentabilidade com produto sustentável produzido pela CanaoesteBio

Com foco no desenvolvimento sustentável de seus associados, a Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) apresentou a primeira biofábrica associativa do Brasil. O evento se encerrou na quinta-feira, 25, em Ribeirão Preto com a participação de mais de 200 produtores do setor da cana-de-açúcar.

Com mais de 24 mil ordens de serviço realizadas em 2022, a Canaoeste, que tem mais de 2.000 associados, também apresentou sua capacidade em realizar o acompanhamento completo e controle dessa tecnologia.

“Queremos mostrar para o produtor que estamos aqui para ajudá-lo, desde o monitoramento e recomendações, algo que já realizamos, até a capacidade de entregar um produto, acompanhar a aplicação, acompanhar a pós-aplicação com monitoramento, com orientação técnica assistida etc.”, contou André Bosch Volpe.

A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) tem 77 anos de atuação no setor e tem sede em Sertãozinho. Atende hoje mais de 90 municípios no estado de São Paulo, com 12 escritórios regionais. São mais de dois mil associados, que somam 3.500 propriedades e 40 unidades produtoras em mais de 120 mil hectares, somando sete milhões de toneladas de produção de cana-de-açúcar em 2022.

Inovação e tecnologia no campo 

Segundo a teoria de Joseph Schumpeter, criada em 1942, que sugere os ciclos de negócios operando sob ondas de inovação, a sexta onda econômica é a da sustentabilidade, ESG e tecnologia, por isso, nos últimos anos, a preocupação com essas vertentes foram tão grandes e diversas ações para remuneração do cuidado com esses pontos foram sendo incorporadas no mercado.

Buscando estar alinhado com essa realidade, o produtor rural associado encontra diversas inovações e tecnologias para o campo. “Produtores mais tradicionais possuem bastante dificuldade de adesão, mas queremos incentivar o manejo de cana sustentável. A nossa fábrica vai possibilitar o aumento do uso de produtos biológicos”, explica o gestor da biofábrica, que reforça o compromisso em não se tornar um concorrente de empresas especializadas, mas sim um incentivador e até mesmo parceiro de futuros projetos.

A CanaoesteBio, que será inaugurada em breve, vai trabalhar com duas cepas de fungos entomopatogênicos (Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana), que produzirá o inseticida microbiológico para combater inicialmente as pragas – a Cigarrinha e o popular Bicudo. Planos para trabalho com outros fungos também já estão sendo estudados para o futuro.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 por litro a partir desta sexta-feira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (17) uma redução de R$ 0,12 por...

Últimas Notícias

Uso de irrigação por gotejamento avança e ganha protagonismo na Agrishow 2025

A Agrishow, uma das maiores vitrines do agronegócio mundial, mais uma vez...

OpiniãoÚltimas Notícias

Raízen em jejum de lucro e dieta de otimismo: Cosan vende, Shell observa e o mercado

Em 2021, a Raízen estreou na B3 com pompa e circunstância, como...

Últimas Notícias

Atvos afirma que está atenta a novas oportunidades, mas não confirma compra de usinas da Raízen

A Atvos, empresa controlada pelo fundo Mubadala Capital, estaria considerando apresentar uma...