Home Últimas Notícias Chuvas de monções da Índia chegam mais cedo e prometem alívio do calor
Últimas Notícias

Chuvas de monções da Índia chegam mais cedo e prometem alívio do calor

Compartilhar

As chuvas de monções atingiram a costa do estado de Kerala, no extremo sul da Índia, nesta quinta-feira, 30, dois dias antes do esperado, disseram autoridades meteorológicas, oferecendo alívio para uma onda de calor exaustiva e aumentando as perspectivas de colheitas abundantes.

As chuvas de verão, essenciais para estimular o crescimento econômico na terceira maior economia da Ásia, geralmente começam a atingir Kerala por volta de 1º de junho, antes de se espalharem por todo o país em meados de julho, permitindo aos agricultores plantarem culturas como arroz, milho, algodão, soja e cana-de-açúcar.

A monção cobriu quase todo Kerala e a maioria dos estados do nordeste, afirmou o comunicado do Departamento Meteorológico da Índia (IMD).

As condições favoreceram a sua propagação para os estados vizinhos de Tamil Nadu, Karnataka e também para o estado de Assam, no nordeste, durante os próximos dois a três dias, acrescentou.

Isso significa alívio de uma onda de calor sufocante que elevou as temperaturas máximas acima de 50 graus Celsius em algumas regiões do norte e oeste.

As monções, a força vital de uma economia de quase US$ 3,5 trilhões, trazem quase 70% da chuva de que a Índia necessita para regar plantações agrícolas e recarregar reservatórios e aquíferos.

Na ausência de irrigação, quase metade das terras agrícolas do segundo maior produtor mundial de arroz, trigo e açúcar, depende das chuvas anuais, que normalmente ocorrem de junho a setembro.

Reuters/Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav
Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Comissão aprova projeto de incentivo à produção e ao uso do etanol

Texto aprovado pela Comissão segue em análise na Câmara dos Deputados A...

Últimas Notícias

Governo prorroga imposto de 12% sobre exportação de petróleo e subsídio ao diesel

Medida provisória que garantia subsídio para importadores de diesel foi prorrogada pelo...

Últimas Notícias

Usina Santa Terezinha e Syngenta realizam operação de R$ 370 mil com CBIOs para compra de insumos agrícolas

Iniciativa permite utilizar créditos de descarbonização gerados pela produção de biocombustíveis na...

Últimas Notícias

Raio atinge tanque de usina em Ourinhos (SP) e provoca princípio de incêndio

Ninguém se feriu e o fogo foi controlado pela brigada de incêndio...