Home Últimas Notícias Chuvas na Índia atingiram o menor nível em cinco anos devido ao El Niño
Últimas Notícias

Chuvas na Índia atingiram o menor nível em cinco anos devido ao El Niño

Compartilhar

As chuvas de monções na Índia em 2023 foram as mais baixas desde 2018, já que o padrão climático El Nino tornou o mês de agosto o mais seco em mais de um século.

De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD), as monções, que são vitais para a economia de 3 bilhões de dólares da Índia, trazem quase 70% da chuva de que o país necessita para as culturas e reabastecer reservatórios e aquíferos.

Quase metade das terras agrícolas do país mais populoso do mundo carece de irrigação, o que torna as chuvas ainda mais vitais para a produção agrícola.

Ainda de acordo com o IMD, o déficit de chuvas no verão poderá tornar mais caros produtos básicos como o açúcar, as leguminosas, o arroz e os vegetais e aumentar a inflação geral dos produtos alimentares.

A redução da produção também poderá levar a Índia, o segundo maior produtor mundial de arroz, trigo e açúcar, a impor mais restrições às exportações destes produtos.

Segundo comunicado do IMD, a precipitação no país durante junho a setembro foi de 94% da média do período, a mais baixa desde 2018. O IMD oreviu um déficit de precipitação de 4% para a estação, assumindo um impacto limitado do El Niño.

As monções foram irregulares, com as chuvas de junho 9% abaixo da média devido ao atraso na chegada das chuvas, mas as chuvas de julho recuperaram para 13% acima da média, segundo o IMD.

“Agosto, foi o mais seco em toda a história, com um déficit de 36%, mas novamente em setembro as chuvas reviveram e o país recebeu 13% mais chuvas do que o normal”, disse o IMD.

A distribuição errática das chuvas de monções levou a Índia, o maior exportador mundial de arroz, a limitar os embarques de arroz, a impor um imposto de 40% sobre as exportações de cebola, a permitir importações de leguminosas isentas de direitos e poderia potencialmente resultar na proibição das exportações de açúcar por Nova Deli.

O IMD espera que o país receba chuvas normais entre outubro e dezembro e disse que as temperaturas provavelmente permanecerão acima do normal na maior parte do país durante outubro.

Reuters/Rajendra Jadhav – Tradução RPAnews
Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Novo controlador da Usina Laranjeiras garante retomada das operações e quitação de dívidavida com fornecedores

Empresário Artur de Morais assume unidade em Pernambuco, promete pagar R$ 13...

Últimas Notícias

São Martinho lança rota multimodal de açúcar com redução de até 87% nas emissões

Projeto desenvolvido com Rumo, Necta e Transvale utilizará caminhões movidos a gás...

ConjunturaOpiniãoÚltimas Notícias

Energia que nasce da cana: O potencial estratégico da bioeletricidade

Por Gustavo Segantini* Em meio às discussões sobre segurança energética, transição para...

DestaqueÚltimas Notícias

Mato Grosso consolida liderança com avanço do etanol de milho

Expansão das biorrefinarias amplia demanda por grãos, gera empregos, fortalece a pecuária...