Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Chuvas na Índia atingiram o menor nível em cinco anos devido ao El Niño

Publicado

em

As chuvas de monções na Índia em 2023 foram as mais baixas desde 2018, já que o padrão climático El Nino tornou o mês de agosto o mais seco em mais de um século.

De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD), as monções, que são vitais para a economia de 3 bilhões de dólares da Índia, trazem quase 70% da chuva de que o país necessita para as culturas e reabastecer reservatórios e aquíferos.

Quase metade das terras agrícolas do país mais populoso do mundo carece de irrigação, o que torna as chuvas ainda mais vitais para a produção agrícola.

Ainda de acordo com o IMD, o déficit de chuvas no verão poderá tornar mais caros produtos básicos como o açúcar, as leguminosas, o arroz e os vegetais e aumentar a inflação geral dos produtos alimentares.

A redução da produção também poderá levar a Índia, o segundo maior produtor mundial de arroz, trigo e açúcar, a impor mais restrições às exportações destes produtos.

Segundo comunicado do IMD, a precipitação no país durante junho a setembro foi de 94% da média do período, a mais baixa desde 2018. O IMD oreviu um déficit de precipitação de 4% para a estação, assumindo um impacto limitado do El Niño.

As monções foram irregulares, com as chuvas de junho 9% abaixo da média devido ao atraso na chegada das chuvas, mas as chuvas de julho recuperaram para 13% acima da média, segundo o IMD.

“Agosto, foi o mais seco em toda a história, com um déficit de 36%, mas novamente em setembro as chuvas reviveram e o país recebeu 13% mais chuvas do que o normal”, disse o IMD.

A distribuição errática das chuvas de monções levou a Índia, o maior exportador mundial de arroz, a limitar os embarques de arroz, a impor um imposto de 40% sobre as exportações de cebola, a permitir importações de leguminosas isentas de direitos e poderia potencialmente resultar na proibição das exportações de açúcar por Nova Deli.

O IMD espera que o país receba chuvas normais entre outubro e dezembro e disse que as temperaturas provavelmente permanecerão acima do normal na maior parte do país durante outubro.

Reuters/Rajendra Jadhav – Tradução RPAnews
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading