A Coca-Cola anunciou nesta terça-feira (22) que lançará nos Estados Unidos uma versão da bebida adoçada com açúcar de cana produzido no próprio país. Atualmente, o refrigerante é feito com xarope de milho. Segundo comunicado da empresa em seu relatório de resultados do segundo trimestre, o novo produto será lançado no outono e faz parte da estratégia de ampliar o portfólio da marca, oferecendo mais opções aos consumidores.
A decisão ocorre cinco dias após o presidente Donald Trump afirmar, nas redes sociais, que conversou com a Coca-Cola sobre mudar a receita do refrigerante, substituindo o xarope de milho por açúcar de cana. “Eles concordaram em fazer isso”, escreveu.
Apesar de analistas apontarem que os Estados Unidos não são autossuficientes em açúcar e poderiam precisar importar o produto, principalmente do Brasil, a Coca-Cola afirmou que a nova versão será feita com açúcar produzido internamente.
Segundo o analista Marcelo Di Bonifacio Filho, da StoneX Brasil, os EUA consomem cerca de 11 milhões de toneladas de açúcar por ano, mas produzem apenas 8 milhões, dependendo de importações que variam de 3 a 5 milhões de toneladas anuais.
O CEO da Coca-Cola, James Quincey, declarou à NBC que a empresa já usa açúcar de cana em outras linhas, como chá, limonada, café e Vitamin Water, e que vê a mudança como uma opção duradoura. No Brasil, no México e em parte da Europa, a Coca-Cola já é adoçada com açúcar de cana.
Com informações do G1