Home Últimas Notícias Com fim da safra de cana-de-açúcar, Pernambuco perde vagas
Últimas Notícias

Com fim da safra de cana-de-açúcar, Pernambuco perde vagas

Compartilhar
Com o final da moagem das usinas sucroenergéticas, o Estado de Pernambuco registrou o fechamento de 5.266 postos de trabalho formais em março. O levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem, 27,  pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aponta que no período as empresas locais demitiram 51.692 pessoas com carteira assinada e contrataram apenas 46.426.
O quadro coincide com o fim da moagem nas usinas de cana-de-açúcar. O saldo negativo em março segue a tendência observada dos últimos três anos. Assim como neste ano, os meses de janeiro e fevereiro de 2021 e 2022 registraram aumentos consecutivos na criação de vagas. Em contrapartida, março de 2021 computou o fechamento de -2.593 empregos formais, número que mais do que dobrou no ano passado. Março de 2022 anotou -6.091 vagas encerradas, consequência de 42.765 admissões e 48.856 desligamentos, segundo dados do Caged.
As maiores quedas ocorreram nos municípios da Zona da Mata, onde a indústria canavieira tem presença forte. Quatro dos cinco municípios com maiores fechamento de postos ficam na Mata Sul e um na Mata Norte.
As duas perdas mais acentuadas ocorreram em Rio Formoso (-1.743) e Primavera (-366), ambos na região Sul, onde Cortês e Ribeirão também tiveram saldos negativos de -264 e -241, respectivamente. Goiana, na Mata Norte, aparece com -265 vagas.
Terminada a moagem, as usinas pernambucanas entraram na fase de manutenção, que requer menos profissionais e de áreas mecânica e elétrica. O número de cortadores e motoristas caem, por exemplo. Daí, o salto negativo do estado, o pior entre as 27 unidades federativas. Além de Pernambuco, os estados da Paraíba (-815) e Rio Grande do Norte (-78), afetados pelo fim da safra canavieira, Amapá (-41) e Mato Grosso (-10) tiveram postos de trabalho encerrados em março.
Com informações do Diário de Pernambuco

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...