Home Últimas Notícias Com recordes de temperatura, chefe da ONU repreende apoiadores dos combustíveis fósseis
Últimas Notícias

Com recordes de temperatura, chefe da ONU repreende apoiadores dos combustíveis fósseis

Compartilhar

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira, 5, que os países precisam confrontar não apenas a indústria dos combustíveis fósseis, mas também empresas que apoiam as tentativas de obstruir ações climáticas.

O chefe da ONU, um crítico de longa data do papel das empresas de petróleo e gás de impulsionar as mudanças climáticas, repreendeu a indústria por gastar bilhões para “distorcer a verdade, enganar o público e semear dúvidas” sobre as mudanças climáticas, ao mesmo tempo investindo “míseros 2,5%” do seu capital inteiro em alternativas de energia limpa.

Ele foi além em um discurso no Museu de História Natural de Nova York, criticando também instituições financeiras e empresas de mídia e relações públicas por apoiarem os anúncios da indústria e aceitarem conteúdos patrocinados.

“Peço que essas empresas parem de agir como facilitadoras da destruição planetária”, afirmou Guterres, em comentários preparados. “Parem de aceitar novos clientes de combustíveis fósseis, a partir de hoje e elaborem planos para abandonar os atuais”.

Os países deveriam proibir esse tipo de anúncio, disse, como muitos fizeram para tabaco e outros produtos que se provaram danosos para a saúde dos seres humanos.

Os comentários do secretário-geral da ONU no Dia Mundial do Meio-Ambiente foram feitos em um momento em que grandes empresas de petróleo e gás estão reagindo a acionistas ativistas que cobram mais ações climáticas corporativas. Além disso, alguns parlamentares norte-americanos estão intensificando suas investigações para determinar se a indústria está se comportando de maneira enganosa.

A indústria de petróleo dos EUA tem refutado as acusações de que atrapalha o progresso climático. O Instituto Americano de Petróleo disse recentemente que os inquéritos sobre as ações do setor são uma “distração política”.

Reuters/Valerie Volcovici

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...