Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Com trator elétrico e biometano, New Holland traz soluções em combustíveis alternativos

Publicado

em

A New Holland apresenta durante a Agrishow 2024, um espaço totalmente dedicado a soluções movidas a combustíveis alternativos. O destaque é o T4 Electric Power – primeiro conceito de trator utilitário 100% elétrico da indústria com funções automatizadas – e do T6.180 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos e dejetos de animais, e disponível comercialmente no Brasil.

“Há quase duas décadas, a New Holland investe na estratégia de clean energy leader, que se baseia em trabalhar ativamente no desenvolvimento de produtos que utilizem combustíveis alternativos com mais eficiência e sustentabilidade. Apresentamos ao mercado o primeiro trator movido a biometano do mundo e seguiremos inovando na agricultura, sempre focados nas necessidades dos clientes, seja no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, em soluções de agricultura digital, precisão e conectividade, como também no avanço em tecnologias de propulsão mais amigáveis ao meio ambiente”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Trator a biometano já vem sendo comercializado desde 2022

Desde 2006, quando lançou a estratégia de Líder em Energia Limpa, a New Holland desenvolveu tratores movidos primeiramente a biodiesel, e também a hidrogênio, até o lançamento, em 2013, do primeiro protótipo de trator da série T6 movido a metano, enfatizando o compromisso da marca de cumprir suas metas ambientais e contribuir para a redução de CO2.

Lançado como produto comercial em 2022, o T6.180 Methane Power está disponível para os produtores brasileiros. A tecnologia de propulsão por biometano, movida pelo motor FPT NEF reprojetado de seis cilindros, produzindo 152 hp nominais como seu equivalente a diesel, oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão.

Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais. E o trator possui o mesmo desempenho e autonomia de um trator a diesel de mesmo porte.

Além disso, o T6 Methane Power é um trator 100% conectado ao FieldOps, o portal oficial de telemetria da New Holland, que ajuda o agricultor a ter uma melhor tomada de decisão com base nas informações da frota e na análise dos dados agronômicos e pode ser utilizado em todos os tipos e tamanhos de propriedades.

“Como marca, buscamos entregar a solução ideal para a necessidade do cliente, independentemente do tamanho da operação agrícola. Investimos constantemente em novas tecnologias para que o produtor possa extrair a maior produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos, além de praticar uma agricultura mais sustentável. Mas também queremos que essas soluções sejam fáceis de usar, amigáveis e alinhadas com aquilo que ele procura. Por isso, somos conhecidos com uma marca simples, de fácil contato e próxima dos agricultores”, explica Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland para a América Latina.

Em 2023, a marca anunciou a venda da primeira unidade do T6.180 Methane Power no Brasil. Na ocasião, também foi apresentado o conceito da fazenda independente energeticamente, em parceria com as principais empresas do setor de biometano para a criação de um ecossistema inovador de produção de gás gerado a partir da decomposição de dejetos de animais. Composto por um biodigestor, sistema de purificação de biogás, gerador, tratores e caminhões pesados, o novo ecossistema é o primeiro do tipo no Brasil e promete revolucionar o mercado de biogás do país. Ainda em 2023, a New Holland vendeu o primeiro trator biometano a uma usina de cana-de-açúcar, setor com grande potencial na geração de gás biometano a partir dos resíduos dessa operação.

“Esse tipo de solução dá ao produtor a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos dejetos dos animais, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis”, observa Kerbauy.

Neste sentido, de propor soluções que correspondem à abordagem integrada de economia circular, a New Holland, em parceria com a Bennamann, também desenvolveu os protótipos dos tratores T7 Methane Power GNL (gás natural liquefeito), de alta potência. Essa tecnologia envolve a coleta, processamento e armazenamento de metano para produzir gás líquido purificado que alimenta tratores, gera receitas adicionais e cria um ciclo limpo e positivo para fazendas de todos os tamanhos. Como um desdobramento dessa tecnologia, a marca desenvolveu, ainda, o protótipo do T7.270 Methane Power GNC, movido a gás natural comprimido.

Trator elétrico vem com 75 cv de potência

Dentro do seu plano estratégico de eletrificação, a marca também lançou o T4 Electric Power, conceito de trator agrícola movido totalmente por energia elétrica. Com 75cv de potência, representa o primeiro conceito de trator utilitário alimentado totalmente por conjunto de baterias e sem a presença de motor diesel de combustão interna, portanto, ecológico e com nível zero de emissões de poluentes. O T4 Electric Power se une aos tratores T7 Methane Power LNG e T6 Methane Power, reafirmando o compromisso da New Holland com o avanço sustentável da agricultura.

“O T4 Electric Power conceito é a solução ideal para operações que não requeiram altos níveis de potência, característica do segmento de tratores utilitários leves. No campo, ele é um trator versátil no trabalho em diversas aplicações, como pecuária, feno e forragem, estufas e pomares. Nas cidades, além da ausência de emissões, também se destaca pelo nível reduzido de ruído e vibrações”, explica Saulo Silva, gerente de Tratores Utilitários Elétricos da CNH.

Oferecendo melhor desempenho, maior controle, precisão e respostas mais rápidas em relação ao trator diesel pela forma com o qual o motor elétrico disponibiliza potência e torque, o T4 Electric Power permite que até mesmo operadores inexperientes possam executar as operações de campo com maior eficiência, sem a necessidade de seleção precisa de marcha e controle do acelerador. Ele é 100% compatível com todos os implementos convencionais, incluindo aqueles de arrasto por barra de tração, montados no sistema hidráulico de três pontos e/ou por tomada de força.

O tempo de recarga pode chegar a menos de 1 hora quando utilizado sistemas de recarga rápida. Outra característica de destaque é o exportable power, pelo qual o trator disponibiliza convenientes tomadas elétricas externas de 127/220V, podendo também servir como fonte de energia para serviços realizados longe das sedes das fazendas, tais como soldas e reparação de implementos e infraestrutura.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading