Home Destaque Comissão de Agricultura deve marcar audiência pública sobre CBIos para fornecedores de cana
DestaqueRenovaBioUsinas

Comissão de Agricultura deve marcar audiência pública sobre CBIos para fornecedores de cana

Compartilhar

Uma audiência pública deverá discutir a polêmica sobre o repasse dos Créditos de Descarbonização (CBios) – criado pelo RenovaBio – das usinas para seus fornecedores de cana-de-açúcar.

Em reunião ontem,13, entre CNA, Feplana, Orplana e Unida, com o relator do Projeto de Lei 3149/2020 na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, o deputado José Mário Schneiner (DEM-GO), acompanhado do deputado Efraim Filho (DEM-PB) – autor dessa proposta legislativa para garantir que as usinas passem a pagar o Crédito de Descarbonização (CBios) aos seus fornecedores de cana -, solicitou a realização de uma audiência pública sobre o assunto. O parlamentar afirmou que apresentará seu relatório logo depois do recesso.

Representantes da Orplana, Feplana, Unida e CNA com autor de proposta legislativa que tem como objetivo garantir que as usinas passem a pagar os CBios aos seus fornecedores de cana (Foto: Divulgação)

As entidades dos produtores de cana têm esta pauta como prioridade e mostraram a sua união aos deputados, por meio da Feplana, Orplana, Unida e CNA. Estas entidades defendem a atualização da lei do RenovaBio para evitar a continuidade da injustiça com os produtores de todas matérias-primas voltadas para a produção dos biocombustíveis.

O PL busca garantir que as usinas paguem os CBios da cana entregue pelo produtor de forma proporcional à quantidade da matéria-prima fornecida por eles, com os devidos descontos dos custos operacionais das unidades referentes ao crédito de descarbonização.

No entanto, desde o último ano, quando os CBios começaram a ser comercializados, quase todas as usinas não têm pago ou tem oferecido só uma parte dos créditos de descarbonização – cerca de 50% – na forma de bônus e não de forma obrigatória, como havia sido acordado na construção do RenovaBio.

A meta definida em lei para este ano é de gerar R$ 850 milhões em CBios (24,8 milhões de crédito), recurso que será pago pelos contribuintes dos combustíveis fósseis de acordo com o RenovaBio.

Portanto, entidades que representam os fornecedores de cana, afirmam que é necessário que o produtor de biomassa seja devidamente incluído, e não apenas as usinas que utilizam a matéria-prima do campo.

A audiência pública será agendada após a volta do recesso da Câmara e contará com a participação de entidades canavieiras, incluindo entidades do setor industrial para retomada da discussão do assunto na Mesa.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

O evangelho e o aprendizado profissional

A parábola dos talentos e você por Renato Fazzolari É interessante como...

açúcar
DestaqueÚltimas Notícias

Açúcar está entre motores das exportações do agro, mas geopolítica amplia riscos, aponta Rabobank

O açúcar esteve entre os principais motores do crescimento das exportações brasileiras...

Últimas NotíciasDestaque

Santa Terezinha já moeu 8,8 milhões de toneladas, mas chuvas atrasam colheita

Excesso de chuvas deixa moagem 1,2 milhão de toneladas abaixo do projetado;...

Jalles
Últimas NotíciasDestaque

S&P reafirma rating ‘brAAA’ da Jalles com recuperação da produtividade

Agência projeta moagem de 8,1 milhões de toneladas na safra 2026/27 e...