Home Destaque Comissão de Agricultura deve marcar audiência pública sobre CBIos para fornecedores de cana
DestaqueRenovaBioUsinas

Comissão de Agricultura deve marcar audiência pública sobre CBIos para fornecedores de cana

Compartilhar

Uma audiência pública deverá discutir a polêmica sobre o repasse dos Créditos de Descarbonização (CBios) – criado pelo RenovaBio – das usinas para seus fornecedores de cana-de-açúcar.

Em reunião ontem,13, entre CNA, Feplana, Orplana e Unida, com o relator do Projeto de Lei 3149/2020 na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, o deputado José Mário Schneiner (DEM-GO), acompanhado do deputado Efraim Filho (DEM-PB) – autor dessa proposta legislativa para garantir que as usinas passem a pagar o Crédito de Descarbonização (CBios) aos seus fornecedores de cana -, solicitou a realização de uma audiência pública sobre o assunto. O parlamentar afirmou que apresentará seu relatório logo depois do recesso.

Representantes da Orplana, Feplana, Unida e CNA com autor de proposta legislativa que tem como objetivo garantir que as usinas passem a pagar os CBios aos seus fornecedores de cana (Foto: Divulgação)

As entidades dos produtores de cana têm esta pauta como prioridade e mostraram a sua união aos deputados, por meio da Feplana, Orplana, Unida e CNA. Estas entidades defendem a atualização da lei do RenovaBio para evitar a continuidade da injustiça com os produtores de todas matérias-primas voltadas para a produção dos biocombustíveis.

O PL busca garantir que as usinas paguem os CBios da cana entregue pelo produtor de forma proporcional à quantidade da matéria-prima fornecida por eles, com os devidos descontos dos custos operacionais das unidades referentes ao crédito de descarbonização.

No entanto, desde o último ano, quando os CBios começaram a ser comercializados, quase todas as usinas não têm pago ou tem oferecido só uma parte dos créditos de descarbonização – cerca de 50% – na forma de bônus e não de forma obrigatória, como havia sido acordado na construção do RenovaBio.

A meta definida em lei para este ano é de gerar R$ 850 milhões em CBios (24,8 milhões de crédito), recurso que será pago pelos contribuintes dos combustíveis fósseis de acordo com o RenovaBio.

Portanto, entidades que representam os fornecedores de cana, afirmam que é necessário que o produtor de biomassa seja devidamente incluído, e não apenas as usinas que utilizam a matéria-prima do campo.

A audiência pública será agendada após a volta do recesso da Câmara e contará com a participação de entidades canavieiras, incluindo entidades do setor industrial para retomada da discussão do assunto na Mesa.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Be8 celebra avanço nas obras da planta de etanol à base de trigo em Passo Fundo (RS)

A Be8 recebeu na última sexta-feira (1º) autoridades municipais na área onde...

Últimas NotíciasDestaque

Usina Cedro recebe autorização da ANP e inicia operações em Paranaíba (MS)

A Usina Cedro, localizada no município de Paranaíba (MS), recebeu autorização oficial...

Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasDestaque

Clealco reporta lucro líquido pela quinta safra consecutiva com resultado de R$ 170 milhões em 24/25

A Clealco anunciou seus resultados referentes à safra 2024/2025, registrando lucro líquido...