Home Últimas Notícias Comissão de Cana da CNA, composto pela Feplana, quer aprovação do PL dos CBios para canavieiros
Últimas Notícias

Comissão de Cana da CNA, composto pela Feplana, quer aprovação do PL dos CBios para canavieiros

Compartilhar

Nesta segunda-feira (22), com a presença da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e outras entidades, a Comissão deste setor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defendeu a aprovação conclusiva do Projeto de Lei 3149/20) para este ano. O PL, que inclui os Créditos de Descarbonização (CBios) para os canavieiros e demais produtores de biomassa dos biocombustíveis, foi exaltado por Nelson Perez, presidente a Comissão, na reunião com Paulo Leal, presidente da Feplana, e com demais líderes.

A Feplana, que participa ativamente desta Comissão, sempre presente, tem trabalhado fortemente para a aprovação do PL. A entidade, inclusive, foi quem o solicitou ao então deputado Efraim Filho (DEM/PB), autor do projeto em 2020. A federação, que também atuou na busca pelo texto de consenso com o segmento industrial, com o apoio da Comissão, já conseguiu o apoio do deputado Dudu da Fonte (PE), líder do PP na Câmara, para que o PL seja votado no plenário. Resta esta liberação pelo deputado Arthur Lira.

Outros PLs de interesse do segmento foram tratados na reunião da Comissão, dentre eles o que prevê compatibilidade da contratação de trabalhadores dos canaviais safristas e o recebimento de benefícios do Bolsa Família (PL 715/23). “Ademais, ainda discutiu a relevância da pulverização aérea para a cana e outras culturas, além de questões relacionadas ao Consecana e à Lei de Proteção de Cultivares”, destacou em nota a CNA.

A CNA monitora 17 mil proposições no Congresso Nacional. Mais de sete mil impactam o setor agropecuário do país. Leal aproveitou e realçou a importância dos projetos Mover, Patem, Combustível do Futuro, sendo fundamentais para o produtor de cana brasileiro. Dentre os temas de grande importância, o diretor da Feplana, Luís Scabello, ressaltou o da pulverização aérea, do Consecana e o dos cultivares para a cultura canavieira.

Compartilhar
Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

Com imprevisibilidade como política comercial, etanol é refém da volatilidade

Por Heloisa Burnquist* Entre fevereiro e agosto de 2025, a tarifa norte-americana...

Últimas Notícias

Iveco lança protótipo visando adoção de etanol e biometano no transporte pesado

A Iveco apresentou ao mercado o protótipo Daily Multifuel, um veículo comercial...

Últimas Notícias

Usina poderá indenizar pescadores e investir em ações ambientais após desastre no Rio Piracicaba

Uma minuta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) está em análise...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen nega reestruturação de dívida e pedido de recuperação judicial

A Raízen divulgou comunicado ao mercado nesta sexta-feira (10) negando qualquer possibilidade...