Home Últimas Notícias Comissão na Câmara debate produção de combustível sustentável para a aviação civil
Últimas Notícias

Comissão na Câmara debate produção de combustível sustentável para a aviação civil

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
Compartilhar

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira, 7, a produção de combustíveis de aviação sustentáveis, conhecidos como SAF (do inglês, Sustainable Aviation Fuel). O debate será realizado às 16 horas.

De acordo com o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que propôs o debate, estima-se que a aviação civil libere na atmosfera quase 4% das emissões totais de gases de efeito estufa. Para reverter esse quadro, explica o deputado, em 2021, empresas que integram a Associação Internacional de Transportes Aéreos aprovaram o compromisso de reduzir gradualmente a emissão líquida de dióxido de carbono (CO2) até 2050.

O parlamentar esclarece que, para isso, as companhias terão que aumentar a eficiência das aeronaves, melhorar rotas de voo, desenvolver novos sistemas de propulsão, estabelecer mecanismos de compensação e, principalmente, substituir o querosene de aviação por combustíveis sustentáveis.

“O Brasil tem potencial para se tornar o principal supridor mundial de combustível sustentável de aviação, devido aos avanços tecnológicos que o País tem feito para o desenvolvimento de biocombustíveis de segunda geração”, argumenta o parlamentar.

Fonte: Agência Câmara 

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaqueIndústriaPopular

Biorrefinarias flexíveis ganham espaço e ampliam integração entre cana e milho

Representantes da Fenasucro, CEISE Br e empresas fornecedoras apontam que avanço das...

Últimas Notícias

Safra recorde e preços mais competitivos fortalecem avanço do etanol no Brasil

O mercado brasileiro de combustíveis vive um momento favorável para o etanol....

Últimas Notícias

Siamig vê aumento do etanol na gasolina como inevitável, mas considera postergação ruim

Reunião para deliberar mudança na composição do combustível foi adiada pela terceira...

CMAA
Últimas Notícias

CMAA integra projeto de biometano em Minas que utilizará subprodutos da produção de açúcar e etanol

Parceria entre Gasmig, GeoMit e companhia sucroenergética prevê planta em Uberaba com...