Home Últimas Notícias Comissão na Câmara debate produção de combustível sustentável para a aviação civil
Últimas Notícias

Comissão na Câmara debate produção de combustível sustentável para a aviação civil

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
Compartilhar

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira, 7, a produção de combustíveis de aviação sustentáveis, conhecidos como SAF (do inglês, Sustainable Aviation Fuel). O debate será realizado às 16 horas.

De acordo com o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que propôs o debate, estima-se que a aviação civil libere na atmosfera quase 4% das emissões totais de gases de efeito estufa. Para reverter esse quadro, explica o deputado, em 2021, empresas que integram a Associação Internacional de Transportes Aéreos aprovaram o compromisso de reduzir gradualmente a emissão líquida de dióxido de carbono (CO2) até 2050.

O parlamentar esclarece que, para isso, as companhias terão que aumentar a eficiência das aeronaves, melhorar rotas de voo, desenvolver novos sistemas de propulsão, estabelecer mecanismos de compensação e, principalmente, substituir o querosene de aviação por combustíveis sustentáveis.

“O Brasil tem potencial para se tornar o principal supridor mundial de combustível sustentável de aviação, devido aos avanços tecnológicos que o País tem feito para o desenvolvimento de biocombustíveis de segunda geração”, argumenta o parlamentar.

Fonte: Agência Câmara 

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Califórnia autoriza venda de gasolina com maior teor de etanol para reduzir preços

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, sancionou uma lei que permite a...

Últimas Notícias

Etanol sobe 2,51% no Sudeste na primeira quinzena de setembro

Mesmo com avanço, biocombustível mantém o menor preço médio do país, a...

Últimas Notícias

IG4 deve apresentar proposta firme por créditos da Raízen em até três semanas

Gestora mira assumir controle da companhia após conversão de parte da dívida...

açúcar
DestaqueÚltimas Notícias

Açúcar está entre motores das exportações do agro, mas geopolítica amplia riscos, aponta Rabobank

O açúcar esteve entre os principais motores do crescimento das exportações brasileiras...