Home Últimas Notícias COP27: Unica apresenta oportunidades do Brasil em bioenergia
Últimas Notícias

COP27: Unica apresenta oportunidades do Brasil em bioenergia

Compartilhar

Mobilidade de baixo carbono, economia circular e transição energética estão na agenda do setor sucroenergético em Sharm El-Sheikh

As mensagens iniciais da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), em Sharm El-Sheikh, no Egito, apontam para a urgência de uma estratégia global que reduza emissões de carbono transformando sistemas energéticos.

Até 18 de novembro, líderes de mais de 190 países negociam soluções para proteger a saúde do planeta, acompanhados de perto pela sociedade civil, academia e setores público e privado de todo o mundo.

Nesse cenário, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) somará sua voz para mostrar a contribuição da bioenergia brasileira para a economia de baixo carbono. A Unica estará presente em debates com organizações como o Pacto Global e o Fórum Internacional do Transporte (ITC), promoverá seminários com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e assinará, no dia 14 de novembro, sua adesão à Plataforma do Biofuturo.

“Temos no Brasil enorme potencial de protagonismo no processo de transição energética e é esse debate que vamos fomentar na COP27. Nossa matriz energética é uma das mais limpas do mundo, formada por 48% de renováveis, superando em três vezes a média mundial”, disse o presidente da Unica, Evandro Gussi.

“Olhando para a mobilidade sustentável, o etanol emite até 90% menos CO2 do que a gasolina, além de ter uma cadeia produtiva sustentável em linha com a economia circular. São contribuições importantes que o setor sucroenergético traz para a COP, mostrando que o país tem muito a inspirar na agenda”, completou.

Programação

A agenda da Unica inicia nesta quinta-feira (10/11), com a participação de Gussi no painel “O papel da agricultura na descarbonização da economia e redução das emissões de GEE”, às 19 horas, no Pavilhão 120 da COP27. O evento é promovido pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). No dia seguinte, às 16 horas, Gussi participa de painel sobre etanol e hidrogênio verde, no Espaço Brasil, organizado pelo Ministério de Meio Ambiente.

Uma programação intensa está prevista para segunda-feira, 14 de novembro. A convite do Pacto Global, a Unica debaterá temas relacionados à agricultura de baixo carbono, mitigação e resiliência. O Pacto Global é uma Iniciativa da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de princípios frente aos desafios globais da humanidade e é hoje a maior rede de sustentabilidade coorporativa do mundo, abrangendo mais de 160 países.

Nesse dia também será realizado o primeiro dos dois eventos promovidos pela Unica e ApexBrasil. O seminário “Versatilidade e complementaridade: fontes de energia renováveis de baixo carbono”, terá início às 17 horas, no Museu Sharm El-Sheikh.

Em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), serão debatidos o potencial e a experiência do Brasil no uso de energia de baixo carbono por um time de alto nível. Entre os painelistas estão Elbia Gannoum (presidente da Abeeólica), Fábio Feldmann (ambientalista e um dos fundadores da SOS Mata Atlântica), Márcio Lima (presidente da Anfavea) e Patrícia Iglecias (presidente do Cetesb).

A Unica também formalizará sua adesão à Plataforma do Biofuturo, iniciativa estabelecida na COP-22, em 2016, para promover a coordenação internacional sobre a bioeconomia sustentável de baixo carbono. O evento contará com a presença do CEO da campanha Biofuturo, Gerard J. Ostheimer.

A Biofuturo tem por objetivo permitir a redução das emissões de GEE e promover uma economia circular, mostrando caminhos por meio dos quais os países, empresas e consumidores podem substituir combustíveis, químicos e outros materiais por equivalentes biossustentáveis.

Economia circular

No dia 15 de novembro, a Unica debaterá “circularidade no transporte” em evento promovido pelo ITC (Fórum Internacional do Transporte). Temas relacionados à mobilidade também estão presentes no evento promovido pelo IICA em 16 de novembro, que contará com a Unica no painel “O papel dos biocombustíveis líquidos na descarbonização dos transportes”, às 15h30, na Zona C120.

Dia 16 de novembro também será marcado pelo segundo evento promovido pela Unica e ApexBrasil, desta vez em parceria com a Associação dos Produtores de Açúcar da América Latina (Unala). O seminário “Para além do açúcar e do etanol: economia circular a alcançar objetivos de descarbonização” discutirá a sustentabilidade da cadeia de valor da produção da cana e a versatilidade de sua contribuição para a economia de baixo carbono para além do transporte.

Os painelistas irão tratar sobre as diferentes soluções oferecidas pela cana-de-açúcar em substituição derivados do petróleo, incluindo etanol de 2ª geração, bioplásticos, biogás e hidrogénio verde. O evento será realizado na Blue Zone do Pavilhão SDG da COP27.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...