Conecte-se conosco
 

Destaque

Curiosidades: Tratores sem o eixo frontal, você já viu?

Publicado

em

Arranjo gera curiosidade em muitas pessoas, mas é bem conhecido no trabalho em diversos países que cultivam cana-de-açúcar pelo mundo

Muita gente acha estranha a existência de tratores sem o eixo frontal puxando carretas na colheita de cana-de-açúcar. Muitos pensam que tecnologia pode estragar o trator, que “não foi feito pra isso”.

No entanto, o arranjo funciona e é até mesmo aprovado por alguns fabricantes – quando feito seguinte as diretrizes. Claro que poderão existir gambiarras em alguma lavoura, mas não é o recomendado e muito menos a regra.

O uso principal consiste em puxar cana (no bom sentido) diretamente das colheitadeiras nos campos e o equipamento é conhecido, especialmente na Índia, como infielder.

Mas e a direção?

Não tem segredo: o trator recebe a instalação de dois cilindros hidráulicos na traseira, no engate com a carreta e vira uma espécie de “articulado”. O sistema também faz o tombamento da carga ao descarregar.

E é principalmente a facilidade para manobrar a maior vantagem apontada pelos usuários destas máquinas modificadas, que já saem das revendas com a carretinha especial acoplada.

No Flickr, o usuário Ron publicou imagens de um trator John Deere 7720 sem o eixo dianteiro, trabalhando na Austrália.

tratores sem o eixo

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade