Home Últimas Notícias Czarnikow corta em quase 9% estimativa de produção de açúcar do Centro-Sul
Últimas Notícias

Czarnikow corta em quase 9% estimativa de produção de açúcar do Centro-Sul

Compartilhar

A produção de açúcar do centro-sul do Brasil na temporada 2024/25 deverá ficar quase 9% abaixo do esperado, em meio ao tempo seco e queimadas nos canaviais que atingiram o estado de São Paulo, maior produtor de cana do país, de acordo com avaliação da Czarnikow apresentada na Conferência NovaCana 2024.

A empresa de trading e serviços do mercado de commodities agora projeta a produção de açúcar do Centro-Sul em 39,2 milhões de toneladas, a segunda maior da história, com uma queda de mais de 7% na comparação com o recorde do ciclo anterior.

Com isso, os estoques de passagem de açúcar do Centro-Sul serão os menores pelo menos desde 2020/21, ficando abaixo de 2 milhões de toneladas, segundo apresentação feita pela gerente da área de análises da Czarnikow, Ana Carolina Zancaner.

De acordo com ela, diante do clima seco severo, a qualidade da cana da safra atual não permite a utilização máxima da capacidade de cristalização adicionada nos últimos anos no Brasil.

Com relação aos incêndios, ela citou dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) apontando que mais de 230 mil hectares de canaviais foram atingidos, algo em torno de 4% da área de São Paulo. Em 2021, o fogo pegou cerca de 150 mil hectares.

A estimativa de moagem de cana foi reduzida de 608 milhões de toneladas para 594 milhões de toneladas. Dessa forma, a oferta de açúcar estará equilibrada até meados de 2025, antes de se tornar superavitária.

Ela mencionou ainda que a recuperação das safras do Hemisfério Norte reduz a dependência pelo açúcar brasileiro, “mas não muito”, já que o Brasil seguirá respondendo por mais de 70% das exportações globais.

Para a próxima temporada (2025/26), a analista observou que qualquer estimativa agora se trata de um “jogo de adivinhação”,, após chuvas abaixo da média desde o primeiro trimestre deste ano e diante de incertezas de como será o clima a partir de outubro.

Reuters/Roberto Samora

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Últimas Notícias

Agro sustenta superávit de US$ 4,3 bilhões em janeiro; açúcar recua em valor com queda de preços

O agronegócio foi decisivo para que o Brasil iniciasse 2026 com superávit...