Home Últimas Notícias Decisão do STF sobre “coisa julgada” gera insegurança jurídica, diz Unica
Últimas Notícias

Decisão do STF sobre “coisa julgada” gera insegurança jurídica, diz Unica

Compartilhar

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), entidade representativa de mais 120 empresas do setor sucroenergético, vem a público manifestar sua preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a “coisa julgada” na área tributária.

A mudança de entendimento da Corte instaura um ambiente de insegurança jurídica, já que permite o cancelamento de decisões definitivas (transitadas em julgado) em questões tributárias, atingindo de forma prejudicial o desenvolvimento econômico do País. A alteração de jurisprudência, ressalta-se, impacta diretamente no planejamento tributários das empresas.

Portanto, espera-se que a Suprema Corte reveja o seu entendimento, respeitando decisões definitivamente julgadas anteriormente, bem como o princípio basilar da irretroatividade, para o restabelecimento de um ambiente de negócios saudável, sem colocar em risco empregos e geração de renda ao Brasil.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

Fim da escala 6×1: transição de 14 meses exigirá adaptação das empresas

Redução gradual da jornada para 40 horas semanais, sem corte salarial, poderá...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes caem 8,8% no Brasil até julho, aponta ANDA

Volume recuou para 22,98 milhões de toneladas nos primeiros sete meses de...

Últimas Notícias

Petróleo Brent fecha praticamente estável enquanto EUA consideram aliviar sanções à “frota-sombra”

O petróleo Brent apresentou poucas variações nesta quinta-feira, 15, ​enquanto os investidores...