Home Últimas Notícias Decisão que pode levar processo de falência da Laginha ao STF é adiada pelo TJ
Últimas Notícias

Decisão que pode levar processo de falência da Laginha ao STF é adiada pelo TJ

Compartilhar

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) adiou para a próxima terça-feira, 28, o julgamento que pode levar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o processo bilionário de falência da Laginha, um dos maiores do país, pertencente à família do empresário João Lyra, falecido em 2021.

O julgamento acontece a pedido do relator, que apontou que pelo menos 13 dos 17 desembargadores se declararam impedidos para julgar a ação judicial. A análise do caso foi adiada nesta terça-feira, 21, a pedido do presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho.

Segundo Tourinho, há desembargadores que não detalharam porque se declararam impedidos de julgar o processo de falência da Laginha, conglomerado de usinas de açúcar e etanol em Alagoas que possui uma dívida bilionária com a Receita Federal.

No último dia 8, o relator do processo, desembargador Carlos Cavalcanti, pediu que o presidente do tribunal levasse o caso para o STF. “Admitir que um processo seja julgado por um tribunal em que a maioria de seus membros está impedida ou suspeita seria uma afronta aos princípios basilares do Estado Democrático de Direito”, escreveu.

Nesses casos, a Constituição prevê que o julgamento cabe ao Supremo, para garantir a imparcialidade do processo. Entre os 13 desembargadores que se declararam impedidos, um apresentou queixa-crime contra 28 advogados que atuam no processo da Laginha. Outro atuou no caso como procurador.

Folha de Alagoas

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...