Home Últimas Notícias Delta Sucroenergia tem redução de mais de 83% em focos de incêndios em 3 anos
Últimas NotíciasUsinas

Delta Sucroenergia tem redução de mais de 83% em focos de incêndios em 3 anos

Compartilhar

O investimento em tecnologias de monitoramento, treinamento de pessoas e parcerias fortes contribuíram para atingir esse percentual.

A Delta Sucroenergia vem atuando de forma eficiente na prevenção aos incêndios rurais em suas áreas de influência, especialmente próprias e de fornecedores de cana-de-açúcar. Prova dessa ação é a queda gradual no número desse tipo de incidentes desde o ano de 2020.

O Centro de Inteligência Agrícola (CIA), que monitora toda a área rural de atuação e manejo da empresa, divulgou que o número de casos de incêndios por hectares vem caindo, mesmo no período mais seco de cada ano.

As comparações feitas levam em consideração o mesmo período de cada ano. Entre 2020 e 2021, a queda no número de incêndios foi de 29,26%. Já entre 2021 e 2022, os dados apontaram que houve 30,61% a menos de focos. A maior porcentagem foi registrada na comparação dos números entre os meses de janeiro a agosto de 2022 e o mesmo período de 2023, onde a queda é de 65,97%.

Essa redução vem ocorrendo devido a um eficiente sistema de Prevenção e Combate a Incêndios. Uma estrutura de combate nos canaviais no entorno das cidades de Delta, Conquista e Conceição das Alagoas, onde são localizadas as unidades da Delta Sucroenergia. Esse cuidado também se aplica na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Aldeia, situada na Serra Gaúcha/MG. Faz parte desse sistema o monitoramento 24 horas por dia e a utilização das bases de estações climáticas com informações sobre vento, temperatura e umidade para detectar as regiões mais críticas e propensas a incêndios realizado pelo CIA.

O reconhecimento pela forma de agir com os incêndios vem fazendo com que a Delta seja referência para esse tipo de enfrentamento. Prova disso é que a Delta sedia módulo de Métodos de Combate a Incêndios em Canaviais, do curso de “Prevenção e Combate a Incêndio Florestal” realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Como incêndio em canavial é complexo e não existe literatura que embase a ação de combate, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) passa toda a normativa teórica e realiza simulações práticas que são utilizadas no treinamento dos brigadistas da empresa, no módulo do curso realizado pelos militares.

Prevenção e combate a incêndios

De forma preventiva, para evitar as ocorrências de incêndios, é realizada a limpeza e desobstrução dos aceiros, limpeza das margens de rodovias, limpeza de carreadores dos canaviais, limpeza das faixas de servidão, é feita a limpeza sob as redes de energia, é realizado o enleiramento de palha em todas as áreas colhidas e realiza diariamente a termografias em todas as colhedoras a fim de prevenir que aconteça incêndios originados das máquinas.

O setor de Corte, Transbordo e Transporte (CTT) possui uma estrutura de combate a incêndios composta por: caminhões-pipa e caminhonetes de apoio equipadas kit de primeiro combate, sopradores, além de brigadistas treinados pelo SESMT, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Instituto Estadual de Florestas (IEF). Nas emergências, em locais de difícil acesso para veículos, entram em ação duas aeronaves para o combate a incêndios.

Ações preventivas

São realizados trabalhos de conscientização com os colaboradores, comunidade, fornecedores e parceiros, reforçando sobre os prejuízos ambientais que as queimadas provocam e solicitando o apoio de todos no combate a essa prática.

Em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a Delta realiza a instalação de placas e outdoors de orientação quanto ao risco das queimadas e reforçando as medidas de prevenção. Nas redes sociais da empresa também é divulgada toda a campanha de conscientização.

As cidades inseridas nas áreas de influência das unidades são contempladas com ações de educação ambiental destinadas a crianças e adolescentes. O projeto de prevenção a incêndios rurais abrangeu 8 escolas em 7 municípios, onde colaboradores do setor de Sustentabilidade e militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais falaram para mais de 900 alunos sobre a prevenção e importância de não causar incêndios para preservar a vida e a biodiversidade dos ecossistemas, seja em plantações, florestas ou mesmo em áreas urbanas.

A Delta faz parte do Plano de Auxílio Mútuo em Emergências (PAME), um grupo composto por empresas da região de Uberaba, localizadas próximas umas das outras, cuja finalidade é a atuação de seus integrantes, de forma conjunta, na preparação e efetiva resposta às emergências nas instalações das empresas integrantes. O grupo gerido pelo Corpo de Bombeiros, sendo que, todas as ações seguem o que está determinado no estatuto de gestão do 8º Batalhão de Bombeiros Militares, fica em alerta 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

O plano visa, ainda, o estabelecimento e a manutenção do constante relacionamento e a interação dos integrantes do plano, potencializando e otimizando a relação com as autoridades públicas responsáveis pela resposta às emergências.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Norges Bank reduz participação como acionista da Raízen

Banco central da Noruega havia comunicado aquisição de fatia relevante em fevereiro...

Últimas Notícias

Preço dos CBios caem para R$ 67 em abril e preocupa setor de biocombustíveis

CBios têm menor valor desde o início do ciclo 2025; volume negociado...

Últimas Notícias

Cocal investe R$ 25 milhões em segunda usina solar no oeste paulista

A Cocal iniciou em abril a operação de sua segunda usina solar...

Últimas Notícias

Etanol sobe 5,4% no ano e já acumula alta de 14,3% em 12 meses

Preços do etanol e da gasolina recuam em abril, mas seguem mais...