Home Últimas Notícias É ‘interessante’ o movimento da Petrobras de retornar ao mercado de etanol, diz presidente da Shell
Últimas Notícias

É ‘interessante’ o movimento da Petrobras de retornar ao mercado de etanol, diz presidente da Shell

Compartilhar

Cristiano Pinto da Costa destaca que Magda Chambriard tem usado a expressão “apostar mais na molécula do que no elétron”, como exemplo do reconhecimento da ausência do segmento

O presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa, classificou como “interessante” o movimento da Petrobras de retornar ao mercado de etanol. Segundo ele, em entrevista coletiva sobre perspectivas da Shell para 2025, a estatal reconheceu, com o movimento anunciado, que estava ausente do segmento, dada a potencialidade deste mercado, especialmente com as regras do programa Combustível do Futuro.

Costa afirmou que a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, tem usado a expressão “apostar mais na molécula do que no elétron”, como exemplo do reconhecimento da ausência do segmento.

Os biocombustíveis são exemplo de “molécula”, enquanto projetos de geração de energia elétrica (os “eletrons”) vêm perdendo prioridade na petroleira. Costa afirmou também que a Shell, no momento, não tem conversas com a Petrobras para entrar no segmento – a empresa é parceira da Cosan na joint-venture Raízen.

O executivo destacou também que está se preparando para atender às regras do Combustível do Futuro, especialmente no cumprimento do percentual de 1% de biometano adicionado ao gás natural, a partir de 2026, para possíveis aquisições.

Essas conversas, destacou, não necessariamente passariam pela Raízen, parceira da Shell.

Com informações do Valor Econômico / Fábio Couto
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Atraso na moagem pode deixar até 54,5 milhões de toneladas de cana-bis no Centro-Sul

Consultoria projeta moagem entre 622 milhões e 643,3 milhões de toneladas em...

Últimas Notícias

Fitch rebaixa rating da Raízen para default restrito após aprovação de plano de reestruturação

Agência considera que suspensão de pagamentos e capitalização de juros configuram inadimplência...

Últimas Notícias

Copersucar inicia fornecimento regular de etanol para navios no Porto de Santos

Após operação pioneira em julho, abastecimento passa a integrar a rotina de...

Últimas Notícias

Açúcar cai ao menor nível em duas semanas em NY, pressionado por fundos e maior oferta

Melhora do clima no Centro-Sul do Brasil e decisão da Índia ampliam...