Home Últimas Notícias Empresas europeias são acusadas de cartel no mercado de etanol
Últimas Notícias

Empresas europeias são acusadas de cartel no mercado de etanol

Foto/Divulgação - companhia belga Alcogroup
Compartilhar

As empresas belga Alcogroup e a sueca Agroetanol foram acusadas nesta quinta-feira, 7, por reguladores antitruste da União Europeia, de participarem de um cartel no mercado de etanol entre setembro de 2011 e maio de 2014, segundo informações da Reuters.

Se forem consideradas culpadas de irregularidades, as empresas podem receber multas de até 10% do faturamento global. O órgão de concorrência da EU já havia multado a espanhola Abengoa em 20 milhões de euros no ano passado por fraudar métricas do mercado de etanol. Na época, a Abengoa admitiu irregularidades em troca de uma multa reduzida.

A Alcogroup produz 900 milhões de litros de etanol combustível, 600 mil toneladas de produtos de alimentação de alta proteína (DDGS), 60 MW de eletricidade e e captura 500 mil toneladas de CO2 para estufas e uso alimentar e industrial, substituindo o CO2 de origem fóssil.  A companhia também está pesquisando o uso da glicose para a produção de bioplásticos e outras aplicações de concentrado proteico.

Já a sueca Agroetanol é a maior biorrefinaria da região nórdica e faz o refino de cereais e resíduos em etanol, proteína e dióxido de carbono. O etanol produzido é usado principalmente como combustível e até 5% de etanol está incluído na gasolina comum.

Os alvos da acusação, as empresas Alcogroup e a Agroetanol, discordaram da Comissão Europeia e poderão apresentar seus argumentos por escrito e solicitar uma audiência a portas fechadas antes que a Comissão tome uma decisão final. De acordo com o vice-presidente da Comissão, Margarethe Vestager, em comunicado divulgado pela Reuters,  há uma preocupação em relação a conduta das empresas, que pode prejudicar a concorrência no mercado de fornecimento de biocombustíveis.

“Com os preços dos biocombustíveis inflados artificialmente, os objetivos do Green Deal também são prejudicados”, afirmou Margarethe Vestager.

Com informações da Reuters

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Raízen reforça operação da Usina Vale do Rosário e desmente boatos sobre venda ou hibernação

A Raízen divulgou hoje,08 de agosto, um comunicado oficial dirigido aos seus...

(cana, índia
Últimas Notícias

Área técnica do Cade aprova venda de ativos da Raízen para São Martinho e Batatais

Sociedade limitada será detentora de contratos associados ao cultivo e aquisição de...

b15
Últimas Notícias

Salto na demanda por biodiesel desafia setor a expandir processamento de soja

Com a sanção da Lei do Combustível do Futuro, o Brasil traça...

Últimas Notícias

Grupo Cerradão realiza exames médicos e ações preventivas para os colaboradores no dia da saúde

Os colaboradores da Cerradão, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no...