Home Últimas Notícias Entidades do agronegócio defendem expansão da malha ferroviária no Brasil
Últimas Notícias

Entidades do agronegócio defendem expansão da malha ferroviária no Brasil

Compartilhar

O agronegócio brasileiro quer a expansão da malha ferroviária nacional para o escoamento de seus produtos.

“O custo do frete é alto. Temos ferrovias prontas, mas parte está subutilizada. Precisamos expandir a malha ferroviária e garantir o acesso do campo ao transporte ferroviário eficiente”, observou o presidente da comissão nacional de logística e infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Pereira Borba.

A declaração aconteceu durante o evento “Desafios do Transporte Ferroviário e Competitividade do Setor Produtivo”, realizado pela CNA e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) na manhã desta terça-feira, 5.

Borba ressaltou, ainda, que o setor produtivo sente o impacto da falta de ferrovias.

Dados da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut) revelam que, hoje, o Brasil tem apenas 30 mil km de ferrovias. “Um terço disso está inativo, sem cargas”, afirmou o presidente do conselho diretor da Anut, Júlio César Ribeiro.

Isadora Duarte| Agência Estado

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Cana nordeste
Últimas Notícias

Moagem de cana no Norte e Nordeste recua 2,1% na safra 2025/26, aponta NovaBio

A moagem de cana-de-açúcar nas regiões Norte e Nordeste totalizou 55,6 milhões...

Últimas Notícias

Combustível do Futuro reforça liderança do Brasil na transição energética e deve impulsionar R$ 260 bilhões em investimentos

O Brasil consolida seu protagonismo global na transição energética ao ampliar o...

DestaqueÚltimas Notícias

Coruripe encerra safra 2025/26 com moagem de 14,36 milhões de t e projeta recuperação para 2026/27

A Usina Coruripe encerrou a safra 2025/26 com moagem consolidada de 14,362...

Últimas Notícias

CRV Industrial e Rubi S.A ampliam investimentos em tecnologias para reduzir emissões no setor bioenergético

Usinas acompanham lançamentos e ampliam investimentos em soluções sustentáveis para renovação de...