Home Últimas Notícias Estado de Alagoas deve moer 20 milhões de t de cana com 17 unidades em operação
Últimas Notícias

Estado de Alagoas deve moer 20 milhões de t de cana com 17 unidades em operação

CANA
Reprodução/Globo Alagoas
Compartilhar

A safra 2024/25 de cana-de-açúcar de Alagoas deve atingir 20 milhões de toneladas, o que significa um incremento de cerca de 3% em relação a temporada anterior. Os dados foram divulgados pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar/AL) apontam que todas as 17 usinas do estado estarão em operação produzindo açúcar e etanol.

A safra atual teve início na segunda quinzena de agosto e a previsão do Sindaçúcar é de produzir 1,7 milhão de toneladas de açúcar e mais de 470 milhões de litros de etanol. Na safra 2023/24 foram produzidas 1,5 milhão de tonelada de açúcar e 454 milhões de litros de etanol. As usinas informaram ao Sindaçúcar que a safra tem previsão de durar sete meses, indo de agosto deste ano a março de 2025.

O estado de Alagoas, segundo dados do último Boletim da Conab, é o maior produtor de cana em números absolutos do Nordeste e o sétimo na produção de etanol no ranking nacional. Ainda de acordo com a Conab, a safra atual apresenta sinais positivos de crescimento e produtividade, impulsionada por inovações tecnológicas e condições climáticas favoráveis, com tendência de fortalecimento do setor e aumento da competitividade internacional”, informou por meio do boletim.

Para a Conab, o setor sucroenergético em Alagoas mostra sinais positivos de crescimento, impulsionado por melhorias nos investimentos em lavouras, incentivos fiscais e condições de mercado favoráveis, como a valorização cambial para exportadores. Essas melhorias têm resultado em aumentos de produção e produtividade nas lavouras de cana-de-açúcar.

O presidente do Sindaçúcar, Pedro Robério Nogueira, destacou que a previsão de produção para a nova safra em Alagoas reflete o compromisso dos empresários com uma produção de cana sustentável e que proporcione o desenvolvimento da economia alagoana.

“Neste momento, todas as unidades industriais de Alagoas estão em plena operação de produção de cana, açúcar e etanol para a safra 24/25. Há todo um entusiasmo envolvido e um comprometimento dos empresários com a produção e o desenvolvimento do estado. Junto com os fornecedores de cana e colaboradores, estimamos concluir o ciclo com uma produção de 20 milhões de toneladas de cana. Desejo muito sucesso a cada um dos nossos associados que iniciaram mais uma etapa produtiva que, com certeza, será vitoriosa para as empresas e para o nosso estado”, afirmou.

Com informações do Jornal Movimento Economico
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...