Home Últimas Notícias Estado de Alagoas deve moer 20 milhões de t de cana com 17 unidades em operação
Últimas Notícias

Estado de Alagoas deve moer 20 milhões de t de cana com 17 unidades em operação

CANA
Reprodução/Globo Alagoas
Compartilhar

A safra 2024/25 de cana-de-açúcar de Alagoas deve atingir 20 milhões de toneladas, o que significa um incremento de cerca de 3% em relação a temporada anterior. Os dados foram divulgados pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar/AL) apontam que todas as 17 usinas do estado estarão em operação produzindo açúcar e etanol.

A safra atual teve início na segunda quinzena de agosto e a previsão do Sindaçúcar é de produzir 1,7 milhão de toneladas de açúcar e mais de 470 milhões de litros de etanol. Na safra 2023/24 foram produzidas 1,5 milhão de tonelada de açúcar e 454 milhões de litros de etanol. As usinas informaram ao Sindaçúcar que a safra tem previsão de durar sete meses, indo de agosto deste ano a março de 2025.

O estado de Alagoas, segundo dados do último Boletim da Conab, é o maior produtor de cana em números absolutos do Nordeste e o sétimo na produção de etanol no ranking nacional. Ainda de acordo com a Conab, a safra atual apresenta sinais positivos de crescimento e produtividade, impulsionada por inovações tecnológicas e condições climáticas favoráveis, com tendência de fortalecimento do setor e aumento da competitividade internacional”, informou por meio do boletim.

Para a Conab, o setor sucroenergético em Alagoas mostra sinais positivos de crescimento, impulsionado por melhorias nos investimentos em lavouras, incentivos fiscais e condições de mercado favoráveis, como a valorização cambial para exportadores. Essas melhorias têm resultado em aumentos de produção e produtividade nas lavouras de cana-de-açúcar.

O presidente do Sindaçúcar, Pedro Robério Nogueira, destacou que a previsão de produção para a nova safra em Alagoas reflete o compromisso dos empresários com uma produção de cana sustentável e que proporcione o desenvolvimento da economia alagoana.

“Neste momento, todas as unidades industriais de Alagoas estão em plena operação de produção de cana, açúcar e etanol para a safra 24/25. Há todo um entusiasmo envolvido e um comprometimento dos empresários com a produção e o desenvolvimento do estado. Junto com os fornecedores de cana e colaboradores, estimamos concluir o ciclo com uma produção de 20 milhões de toneladas de cana. Desejo muito sucesso a cada um dos nossos associados que iniciaram mais uma etapa produtiva que, com certeza, será vitoriosa para as empresas e para o nosso estado”, afirmou.

Com informações do Jornal Movimento Economico
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
AçúcarOpiniãoÚltimas Notícias

Opinião: A distopia do açúcar

Alcançamos apenas 25% do ano de 2026 e já atravessamos todo tipo...

CNA
Últimas Notícias

Exportações do agro somam US$ 15,4 bilhões em março, com leve queda anual, aponta Itaú BB

Resultado reflete desempenho misto entre cadeias, com avanço da soja e proteínas...

Últimas Notícias

Cinco razões que colocam o Cana Summit 2026 no centro das atenções do produtor brasileiro

Encontro será realizado nos dias 15 e 16 de abril, em Ribeirão...

Últimas Notícias

Credores da Raízen miram ajustes na gestão em contraproposta de acordo, dizem fontes

Segundo pessoas que falaram com a Bloomberg News, credores querem ter mais...