Home Últimas Notícias Estado de Goiás deve colher 2,3% a mais de cana-de-açúcar na safra 2023/24
Últimas Notícias

Estado de Goiás deve colher 2,3% a mais de cana-de-açúcar na safra 2023/24

Compartilhar

O Estado de Goiás deve colher 72,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2023/2024, alta de 2,3% em relação ao volume alcançado na safra anterior e representa 11,4% da produção total brasileira. As informações foram divulgadas na edição de maio do Agro em Dados da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A safra 2022/23 de cana-de-açúcar encerrou com estimativa de redução da área cultivada no Estado de Goiás em 0,8%, com 956,8 mil hectares. Contudo, a projeção apontou leve crescimento da produção goiana, puxado sobretudo pelo aumento da produtividade de 1,4%, atingindo 74,2 t/ha – que só não foi melhor em razão de adversidades climáticas ocorridas em algumas regiões produtoras do Estado, que até a safra 2022/23 era o segundo maior produtor de cana, representando 11,6% do total produzido no Brasil.

A produção estimada de açúcar e etanol em Goiás também foi afetada por problemas climáticos, o que reduziu a oferta de matéria-prima nas unidades de processamento, contribuindo, assim, para a manutenção de preços firmes no mercado. Foram produzidos 2,1 milhões de toneladas de açúcar, recuo de 1,4% e 4,6 bilhões de litros de etanol a partir da cana, recuo também de 1,4% em relação a safra anterior.

Para a safra que se inicia, 2023/24, a Conab estima recuo de área ainda maior que o observado no levantamento anterior, de 2,1%, porém, com projeção de resultados melhores em produção e produtividade, com rendimento médio de 77,6 t/ha.

No mercado internacional, as vendas externas de açúcar e etanol têm sido impulsionadas pelo câmbio favorável e aumento da demanda, especialmente do Marrocos, Arábia Saudita (açúcar) e da Holanda (etanol).

Natália Cherubin para RPAnews
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen Energia aprova mudanças no estatuto para avançar em conversão de registro na CVM

A Raízen Energia aprovou, por unanimidade, a reforma e consolidação de seu...

Últimas NotíciasDestaque

Centro-Sul pode encerrar safra com 14 milhões de toneladas de cana bisada

Pecege estima moagem de 640,7 milhões de toneladas em 2026/27, com produtividade...

Últimas Notícias

Irrigação na cana exige planejamento integrado e gestão eficiente da água

Segundo diretor agrícola da bp bioenergy, estratégia deve considerar disponibilidade hídrica, solo,...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Preço do açúcar bruto recua na ICE após atingir máxima de 16 meses

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE recuaram em relação às...