Home Últimas Notícias Estados querem corte gradual do ICMS
Últimas Notícias

Estados querem corte gradual do ICMS

Compartilhar

Em uma reunião de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), os Estados discutiram a proposta para que as alíquotas do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo voltem ao patamar atual em janeiro de 2023, depois que o Congresso aprovar a queda do imposto neste ano para o limite máximo de 17%.

A proposta é uma queda das alíquotas em direção ao teto de forma gradual até 2024, caindo em etapas nos 24 meses seguintes. Seria uma forma de mitigar os efeitos da queda do tributo nas finanças estaduais. O projeto já foi aprovado na Câmara, e pode ser votado hoje, 13, no Senado.

Em reunião com o ministro André Mendonça, relator da ação do governo contra os estados que trata do ICMS do diesel, segundo reportagem publicada pelo Estado de S. Paulo, essa saída foi apresentada. O próprio ministro perguntou aos presentes sobre essa possibilidade. A reunião, que ocorreu na quinta-feira passada, teve a participação do Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, e de secretários de fazenda dos estados.

A proposta de redução do ICMS para 17% está prevista em projeto que tramita hoje no Senado e que faz parte do pacote de medidas legislativas para reduzir os preços dos combustíveis em ano de eleição. O pacote, até agora, envolve custo de R$ 46,4 bilhões para o governo.

O projeto considera aqueles quatro itens como bens e serviços essenciais para a população. Nesta condição, as alíquotas do ICMS não poderiam ser as mais altas praticadas pelos estados, como ocorre hoje em boa parte dos governos regionais. O teto ficou em 17%. Essa mudança será permanente.

Compartilhar

Episódio 27: Como a tecnologia está transformando as fábricas de açúcar?

Episódio 25: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do açúcar devem subir em relação aos níveis atuais até o final do ano

Os contratos futuros do açúcar bruto na bolsa ICE deverão encerrar o...

Últimas Notícias

CRV Industrial amplia capacitação de colaboradores e investe na formação de mão de obra

Programas internos e externos qualificam profissionais, incentivam o crescimento na carreira e...

Últimas Notícias

Tereos francesa tem prejuízo maior no 1º trimestre de 2026, mas mantém projeções

A fabricante francesa de açúcar Tereos registrou nesta sexta-feira, 31, um prejuízo...