Home Últimas Notícias Estoques de açúcar no Centro-Sul caem 70% no 1º trimestre, impulsionando produção atípica
Últimas Notícias

Estoques de açúcar no Centro-Sul caem 70% no 1º trimestre, impulsionando produção atípica

Compartilhar

Os estoques de açúcar no Centro-Sul do Brasil ficaram, em média, cerca de 70% abaixo do nível histórico no primeiro trimestre, levando a um direcionamento maior da cana-de-açúcar para a produção do adoçante na segunda quinzena de março. A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo consultor da Safras & Mercado, Maurício Muruci, durante um evento online.

Segundo Muruci, os estoques de açúcar VHP (Very High Polarization) no período também ficaram entre 60% e 65% inferiores aos do mesmo trimestre do ano anterior. A queda ocorre após exportações recordes em 2024 e uma safra 2024/25 (abril a março) com menor produção na região.

Os dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) mostram que 43% da matéria-prima foi destinada ao açúcar na segunda metade de março – ante 33,5% no mesmo período de 2023. Esse movimento atípico, que antecede o início oficial da safra 2025/26 em 1º de abril, já está impactando o mercado físico, segundo o analista.

Na ICE, o contrato mais próximo do açúcar bruto caía 1,7%, para 17,57 centavos de dólar por libra-peso, por volta das 13h20 (horário de Brasília). Muruci explicou que, com os estoques reduzidos, muitas usinas optaram por produzir mais açúcar no começo da safra para cumprir contratos de exportação fechados anteriormente. Historicamente, no início da temporada, cerca de 70% da cana é direcionada ao etanol, e apenas uma parcela menor vai para o açúcar, devido à qualidade da matéria-prima e fatores operacionais.

Em março, a Unica informou que 57% da cana foi usada para etanol, refletindo ainda uma proporção maior para o açúcar em relação ao padrão habitual.

Com informações da Reuters
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

Quando Brasília chama para um dedo de prosa, e a Shell avalia reforçar o capital da Raízen

Uma leitura mineira e estrutural do downstream Nos últimos dias, ganharam relevância...

Últimas Notícias

Raízen informa à B3 que avalia alternativas para reduzir alavancagem e reforçar capital

A Raízen informou que seus acionistas controladores mantêm em curso análises prioritárias...

Últimas Notícias

Debate na Câmara define biocombustíveis como eixo da transição energética

Evento proposto pelo deputado Arnaldo Jardim reuniu lideranças públicas e privadas Em...

Últimas Notícias

Safra 2026/27 deve ter mix açucareiro abaixo de 50% com moagem chegando a 629 milhões de t

A safra 2026/27 de cana-de-açúcar deve iniciar com mudança relevante no direcionamento...