Home Últimas Notícias “Etanol não pode ser tratado como moeda de troca em negociações”, dizem entidades
Últimas Notícias

“Etanol não pode ser tratado como moeda de troca em negociações”, dizem entidades

Compartilhar

Em meio às tratativas entre Brasil e Estados Unidos, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e a Bioenergia Brasil defenderam, em posicionamento, que “o etanol é um ativo estratégico de soberania nacional e não pode ser tratado como moeda de troca em negociações comerciais”.

Principais entidades do setor de açúcar e etanol do país, as organizações dizem confiar “na condução responsável e equilibrada do governo nas discussões comerciais com os EUA” e pedem que “qualquer debate sobre política tarifária preserve a segurança energética, a estabilidade das regras e a credibilidade do Brasil como líder na transição energética de baixo carbono”.

As tarifas brasileiras para o etanol são alvo de críticas pelos EUA e mencionadas nas motivações para o tarifaço de 50%. O tema é citado na investigação aberta pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) contra o Brasil por supostas “práticas desleais de comércio”.

Segundo o USTR, a elevação da tarifa para 18% nos últimos anos levou a uma queda brusca nas exportações do produto americano. Desde então, especula-se que o Brasil poderia rever condições tarifárias nas negociações com a Casa Branca.

Na nota, as entidades e as empresas associadas Copersucar, FS e Raízen negam rumores de que o segmento teria sugerido ao governo federal reduzir as tarifas de importação do etanol como um aceno aos Estados Unidos.

“A informação não procede. As entidades e suas associadas mantêm posição unificada em defesa da previsibilidade regulatória, da reciprocidade comercial e do respeito às regras internacionais de comércio, pilares que asseguram a competitividade da bioenergia brasileira e o interesse nacional”, escreve.

CNN Brasil|Danilo Moliterno

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Consolidação no setor sucroenergético

E-Machine expande portfólio de ativos com a incorporação do complexo industrial da...

Últimas Notícias

Indústria de açúcar da África do Sul luta para sobreviver em meio à inércia do governo

A usina de Melville, fechada em 1978, simboliza o declínio de um...

Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...