Home Últimas Notícias Etanol: vendas aumentam 23,10% em janeiro
Últimas Notícias

Etanol: vendas aumentam 23,10% em janeiro

Compartilhar

No mês de janeiro, as vendas de etanol registradas foram bastante robustas, totalizando 2,17 bilhões de litros, o que representa um aumento de 23,10% em relação ao mesmo período da safra 2021/2022. No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado totalizou 997,80 milhões de litros, o que significa um avanço de 8,83% em relação ao mesmo período da safra anterior. Os dados foram divulgados pela Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar) hoje, 10.

O volume vendido na segunda quinzena do mês foi suficiente para inverter a tendência negativa observada na primeira metade de janeiro. Segundo a Unica, esse movimento coloca a venda de etanol hidratado em um terreno positivo dentro do ano safra, quando comparado com o ciclo agrícola anterior – até o momento, 13,21 bilhões de litros de hidratado carburante, um acréscimo de 0,65% em relação à safra 2021/2022.

A venda de etanol anidro carburante, por sua vez, atingiu a marca de 979,42 milhões de litros, registrando crescimento de 23,24%. Esse valor, que se aproxima das vendas de etanol hidratado em janeiro, indica não apenas que o consumo final do biocombustível diretamente pelos veículos deve ser mais forte no mês, mas que a demanda de Ciclo Otto segue robusta, o que puxa as vendas de anidro para atendimento da mistura na gasolina C.

No acumulado de abril de 2022 até 31 de janeiro de 2023, foram comercializados 14,06 bilhões de litros de hidratado carburante (+0,85%) e 10,61 bilhões de litros de etanol anidro (+17,06%). Desses volumes supramencionados, 6% correspondem a operações de exportação, para o etanol hidratado, enquanto 13% é a representatividade das vendas ao mercado externo de etanol anidro, em relação ao total comercializado pelos produtores.

Emissão de CBios atingiram 3,12 milhões em 2023

Dados da B3 registrados até o dia 08 de fevereiro indicam a emissão de 3,12 milhões de CBios em 2023. Até a data supracitada, a parte obrigada do programa RenovaBio havia adquirido cerca de 36,67 milhões de créditos de descarbonização, segundo levantamento da Unica.

As distribuidoras de combustíveis, que constituem a parte obrigada no programa, deverão, em 2023, aposentar uma quantidade de CBios equivalente às metas de 2022 e do ano corrente. Assim, além dos 36,72 milhões de créditos considerados débitos de 2022 cujo cumprimento foi postergado, um adicional de cerca de 35,45 milhões referentes a meta de 2023 devem ser adquiridos e aposentados para que o compromisso para com as reduções de emissões propostas pelo programa seja mantido.

Com informações da Unica

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

São Martinho lança rota multimodal de açúcar com redução de até 87% nas emissões

Projeto desenvolvido com Rumo, Necta e Transvale utilizará caminhões movidos a gás...

ConjunturaOpiniãoÚltimas Notícias

Energia que nasce da cana: O potencial estratégico da bioeletricidade

Por Gustavo Segantini* Em meio às discussões sobre segurança energética, transição para...

DestaqueÚltimas Notícias

Mato Grosso consolida liderança com avanço do etanol de milho

Expansão das biorrefinarias amplia demanda por grãos, gera empregos, fortalece a pecuária...

Últimas Notícias

Suape Energia conclui implantação de primeiro motor termelétrico movido quase exclusivamente a etanol

Projeto desenvolvido em parceria com a Wärtsilä Energy avança para fase operacional...