Home Últimas Notícias Evolução do financiamento no agro impulsiona investimentos em irrigação
Últimas Notícias

Evolução do financiamento no agro impulsiona investimentos em irrigação

Compartilhar

Nos últimos 10 anos, o financiamento no agronegócio passou por mudanças significativas. Antes centrado em taxas subsidiadas pelo governo, o setor viu a ampliação de fontes privadas, como bancos, fundos e indústrias, para suprir a crescente demanda por crédito. “O recurso subsidiado não é suficiente para o mercado”, destaca Bruna Neri, gerente financeira da Netafim. “Temos um agro mais tecnológico e sólido, pronto para investir.”

A irrigação é uma das tecnologias mais estratégicas para a segurança hídrica e a produtividade agrícola. No entanto, financiar esse tipo de investimento ainda enfrenta barreiras. Segundo Bruna, “O Proirriga é uma importante linha subsidiada para a irrigação, mas o mercado ainda demanda novas fontes de financiamento para atender plenamente seu potencial de crescimento. Estima-se que o valor liberado anualmente represente menos de 20% da expectativa do setor. Por isso, diversificar as opções de financiamento e atrair novos agentes pode ser um caminho estratégico para ampliar o acesso à irrigação”.

Os financiadores estão inovando com prazos ampliados, garantias flexíveis e pagamento em commodities. “A Netafim, por exemplo, desenvolveu uma linha de crédito via BNDES, com taxas pós-fixadas, prazos longos e carência para dar fôlego ao produtor”, afirma Bruna. Além disso, a empresa firmou parcerias com bancos privados para ampliar as opções de crédito.

A evolução do crédito possibilitou investimentos em tecnologias como a irrigação por gotejamento, promovendo o uso eficiente da água. “A irrigação reduz desperdícios e aumenta a produtividade, mitigando riscos climáticos”, ressalta Bruna.

Expansão do Gotejamento e o Futuro do Financiamento

Linhas de crédito mais flexíveis permitiram que pequenos e médios produtores adotassem a irrigação. “A combinação de novas tecnologias e crédito acessível pode transformar a agricultura brasileira, tornando-a mais eficiente e competitiva”, diz Bruna.

A Netafim segue expandindo parcerias com instituições financeiras para viabilizar crédito. “O futuro aponta para mais incentivos a práticas sustentáveis, com apoio de iniciativas públicas e privadas”, disse Bruna. Eventos como Agrishow, Femagri e Fenicafé desempenham um papel crucial nessa evolução. “Durante esses eventos, há uma maior busca por soluções de crédito, já que os agricultores procuram entender melhor as opções disponíveis e como elas podem apoiar suas necessidades tecnológicas e de irrigação”, conclui Bruna.

A combinação entre novas tecnologias de irrigação e modelos de financiamento mais acessíveis promete transformar a agricultura brasileira nos próximos anos. Com crédito mais flexível e diversificado, o setor ganha fôlego para investir em inovação, garantir segurança hídrica e aumentar a produtividade de forma sustentável.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra moagem de 700 mil toneladas no quatro trimestre da safra 2024/25

A Raízen, maior grupo sucroenergético do país, omunicou, por meio de Fato...

Últimas Notícias

Citi reitera recomendação de compra para ação da Jalles, que pode subir mais de 121%

O banco também atualizou as perspectivas para o balanço do primeiro trimestre...