Últimas Notícias
Expectativas de uma safra abundante de açúcar na Índia pesam sobre os preços do açúcar
Os preços do açúcar caíram na segunda-feira para os mínimos de duas semanas e fecharam moderadamente em baixa devido ao otimismo de que as chuvas de monções acima da média na Índia levarão a uma safra abundante de açúcar. O contrato do açúcar bruto com vencimento em outubro caiu 0,08 centavo de dólar, ou 0,42%, para 18,83 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato de açúcar branco recuou US$ 6,70, ou 1,26%, indo a US$ 526,30 por tonelada.
O Departamento Meteorológico Indiano informou na última quinta-feira que o país recebeu 792,5 mm de chuva durante a atual estação de monções em 5 de setembro, ou 8% a mais do que a média comparável de longo prazo de 734,8 mm. A temporada de monções na Índia vai de junho a setembro.
Além disso, o aumento da produção de açúcar no Brasil é um fator negativo para os preços do açúcar. A Unica informou em 28 de agosto que na campanha de comercialização de 2024/25 até meados de agosto, a produção de açúcar Centro-Sul do Brasil aumentou 5,4% para 23,91 milhões de t.
No final do mês passado, os preços do açúcar subiram para os máximos dos últimos 2 meses, uma vez que a seca e o calor excessivo causaram grandes incêndios no Brasil que danificaram as colheitas de açúcar no principal estado produtor de açúcar do Brasil, São Paulo. Pelo menos 231,83 mil hectares de lavouras de cana-de-açúcar foram atingidos pelos recentes incêndios registrados no interior de São Paulo. O dado é fruto de levantamento parcial realizado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) junto às usinas do estado e refere-se aos incêndios ocorridos em agosto. As empresas com os números já contabilizados representam mais de 75% da produção paulista de cana-de-açúcar.
De acordo com o levantamento, 132,04 mil hectares são de áreas que ainda seriam colhidas. O restante, ou seja, 99,79 mil hectares, é referente a locais em que a cana-de-açúcar já havia sido colhida ou a lavouras de cana-planta (plantadas nesse ano para colheita no próximo ciclo agrícola).