Home Últimas Notícias FAEMG diz que revisão do Consecana-SP precisa de um avanço urgente
Últimas Notícias

FAEMG diz que revisão do Consecana-SP precisa de um avanço urgente

orplana
Foto Canavial/Ilustrativa (Crédito: Orplana)
Compartilhar

A FAEMEG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), concedeu seu apoio a revisão do modelo do Consecana-SP. Por meio de nota, divulgada ontem, 23, a entidade reconheceu a importância e papel do Consecana, mas corroborou com o ponto de vista dos produtores, liderada pela Orplana (Organização dos Plantadores de Cana do Centro Sul do Brasil), sobre o atraso da revisão.

O Consecana-SP (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo), constituído pela Orplana e Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) foi criado com o objetivo de garantir um bom relacionamento entre os produtores de cana-de-açúcar e as indústrias.

Novos métodos de trabalho e tecnologias aplicadas promovem ganhos significativos no setor, alterando processos e a valoração dos produtos. O CONSECANA-SP estabelece os parâmetros para a remuneração da matéria-prima, considerando aspectos técnicos e econômicos que precisam ser atualizados periodicamente. O intervalo previsto para essas atualizações, alinhado ao avanço tecnológico da cadeia produtiva é de cinco anos. No entanto, a última revisão formal ocorreu em 2018, há seis anos.

“A revisão dos parâmetros está atrasada, impactando os fornecedores e causando perdas significativas de receitas na utilização da matéria-prima. Para resolver essa situação, foi solicitada a contratação de um profissional imparcial e capacitado pelos fornecedores de cana-de-açúcar com o objetivo de ajustar e equilibrar os parâmetros técnicos e econômicos com regras atualizadas. Essa solicitação, que deveria ter sido atendida em 2024, ainda não foi realizada, necessitando de um avanço urgente”, disse a FAEMEG em nota.

A entidade ainda afirmou que apoia e corrobora com a necessidade de revisão, reconhecendo a importância do CONSECANA-SP para os produtores rurais afetados pela defasagem dos valores. “Esperamos que as negociações avancem com responsabilidade e ética, garantindo a credibilidade esperada de sua representatividade. Apoiamos a ORPLANA nesta iniciativa e destacamos o papel do CONSECANA-SP como um instrumento essencial de conciliação e sustentabilidade para o desenvolvimento do setor sucroenergético.”

Natália Cherubin com informações da Faemeg
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...