Home Últimas Notícias Frota do STF será abastecida prioritariamente com etanol
Últimas Notícias

Frota do STF será abastecida prioritariamente com etanol

Compartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que passará a abastecer os veículos da Corte prioritariamente com etanol. A iniciativa é da Secretaria de Relações com a Sociedade (SRS), criada na gestão do ministro e presidente do STF, Luís Roberto Barroso, para dar atenção a temas como sustentabilidade, acessibilidade, segurança da informação, proteção de dados e combate à desinformação. O intuito de priorizar o etanol é reduzir a emissão de gás carbônico da atmosfera.

A substituição dos combustíveis se enquadra nas estratégias que vêm sendo desenvolvidas pelo Tribunal para viabilizar o uso sustentável de recursos e a redução de emissões. A iniciativa integra o programa STF + Sustentável, que ainda será lançada. “Esse tipo de ação estimula outras áreas do STF e até mesmo outros Tribunais a adotarem medidas visando aumentar a sustentabilidade”, explicou a secretária de Relações com a Sociedade, Teresa Melo.

As áreas técnicas da Suprema Corte, como a Secretaria de Administração de Serviços e Gestão Predial (SAP) e Secretaria de Segurança (SEG), se manifestaram favoravelmente à substituição do combustível. Além disso, no ano passado, foram adquiridos 13 veículos híbridos em substituição a carros antigos, por causa do foco na eficiência energética e na redução de emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), o etanol é uma opção de combustível sustentável porque o gás carbônico (CO2) que ele emite para a atmosfera é recuperado pelo plantio da próxima safra da cana de açúcar.

“Existe uma pequena emissão associada ao transporte do etanol, feita por caminhões movidos a diesel. Porém, em comparação a outros combustíveis, é mínima. Também existe a questão do plantio, que ocupa grandes espaços de terra, entre outras coisas relacionadas. Mesmo assim, ainda é uma ótima opção”, destaca a instituição.

Segundo o STF, a utilização do etanol na frota terá efeito imediato.

Informações do STF
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Últimas Notícias

Agro sustenta superávit de US$ 4,3 bilhões em janeiro; açúcar recua em valor com queda de preços

O agronegócio foi decisivo para que o Brasil iniciasse 2026 com superávit...