Home Últimas Notícias GM anuncia aposta em carros elétricos, mas valoriza uso do etanol
Últimas Notícias

GM anuncia aposta em carros elétricos, mas valoriza uso do etanol

Foto/Divulgação Stellantis
Compartilhar

Os carros elétricos continuam sendo vistos pela General Motors América do Sul como importantes no processo de descarbonização dos transportes. No entanto, em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 1º, a montadora reconheceu  o valor do etanol como opção para auxiliar no processo de reduzir as emissões.

“O Brasil se destaca pela baixa emissão de gás carbônico (CO2) pelo setor de transporte, que tem o etanol como alternativa à gasolina. O combustível vegetal representa, hoje, aproximadamente 30% da escolha do consumidor no abastecimento de veículos flex no país”, afirmou a empresa no comunicado.

De acordo com a empresa, um veículo elétrico é, em média, 50% mais sustentável que um híbrido flex abastecido somente com etanol e quase dez vezes mais sustentável que um carro tradicional movido apenas a gasolina.

No fim de março deste ano, a Stellantis simulou, em um teste dinâmico, as emissões de um veículo quando alimentado com quatro fontes diferentes de energia: etanol, gasolina, eletricidade brasileira e eletricidade europeia (de fontes não renováveis). No teste, o veículo 100% elétrico carregado com energia brasileira registrou emissões de 21,45 kg de CO2 após rodar mais de 240 km, e 25,79 kg de CO2 quando abastecido com etanol. Com eletricidade europeia, as emissões foram de 30,41 kg de CO2, enquanto com gasolina o carro emitiu 60,64 kg de CO2.

O teste mostrou que o carro elétrico abastecido com energia gerada por fontes “limpas” mostrou ser, de fato, a melhor alternativa para o meio ambiente, mas com pequena margem sobre o modelo abastecido com 100% de etanol.

“É consenso que não existe apenas uma solução à questão da descarbonização. Por isso a GM vai continuar investindo em tecnologias para reduzir a emissão de seus veículos a combustão e ampliando sua linha de elétricos no país”, destacou a GM em seu comunicado.

Com informações GM

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Opep+ deve elevar produção de petróleo apesar de fechamento de Ormuz, dizem fontes

A Opep+ concordou, em princípio, em elevar as metas de produção de...

açucar
Últimas Notícias

Açúcar atinge maior patamar em três semanas na ICE com perspectiva de déficit ampliada

Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE subiram para uma...

Últimas Notícias

Vendas de diesel e gasolina fecham 1º tri em alta, mas etanol tem queda, diz ANP

As vendas de diesel B pelas distribuidoras no Brasil aumentaram 2,8% no...

biocombustivel
Últimas Notícias

Metas recordes de biocombustíveis nos EUA testarão indústria de biodiesel após ano fraco

A indústria de biodiesel dos Estados Unidos, ainda se recuperando de um...