Home Conjuntura Governança no setor do agronegócio
ConjunturaÚltimas Notícias

Governança no setor do agronegócio

Compartilhar

Uma pesquisa realizada com empresas de agronegócio pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e pela consultoria KPMG mostra que cerca de 85% das empresas participantes consideram a governança importante ou muito importante, mas apenas 45% delas dizem que já estão priorizando o tema.

Outras 13% veem benefícios na implementação de práticas relativas ao assunto, mas não consideram essa iniciativa uma prioridade, enquanto 2% afirmam não enxergar vantagens na adoção.

A principal necessidade de governança — citada por 54% dos participantes — é o desenvolvimento de um plano de sucessão. A questão é relevante para o setor, uma vez que 80% das empresas pesquisadas são familiares. Apesar disso, apenas 31% delas oferecem programas de treinamento para os sucessores. 

Com relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), apesar de serem cruciais para o agronegócio, menos da metade (42% dos participantes) entende os riscos e as oportunidades trazidas por esses critérios e trata o tema periodicamente na esfera da diretoria ou do conselho.

 

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

MME abre consulta pública sobre metas do RenovaBio para o período de 2027 a 2036

Interessados poderão contribuir com a proposta que orientará a trajetória de descarbonização...

Últimas Notícias

Raízen define nomes para conselhos após conversão da dívida, diz jornal

Novas companhias serão derivadas da separação dos negócios de combustíveis e de...

Cana nordeste
Últimas Notícias

Chuvas atrasam moagem de cana e sustentam preços do etanol em São Paulo, aponta Cepea

Os preços do etanol tiveram alta de mais de 2% na última...