Home Últimas Notícias Governo Federal amplia número de adidos agrícolas
Últimas Notícias

Governo Federal amplia número de adidos agrícolas

CNA, agro
Imagem/Ilustrativa (CNA Agro)
Compartilhar
Decreto presidencial autoriza aumento de 29 para 40 postos. Esse é o maior aumento no número de representações diplomáticas de adidos agrícolas

O Brasil contará com mais 11 adidos agrícolas nas representações diplomáticas do país no exterior, passando de 29 para 40. A ampliação foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia do Governo Federal, nesta quarta-feira (31), em Várzea Grande, Mato Grosso.

Trata-se do maior aumento do número de adidos agrícolas no exterior desde que a função foi criada, em 2008, pelo Decreto nº 6.464, já que serão implementadas de uma única vez.

“Agora vai ter adido do Ministério da Agricultura nas embaixadas brasileiras para ajudar a vender as coisas que produzem. Isso é coisa do Fávaro, que passa o dia inteiro pensando em abrir um novo mercado para vender os produtos de vocês. Quanto mais o Brasil crescer, mais vai dar emprego, emprego dará salário, o salário vai permitir que vocês possam comprar o que querem e nós teremos uma vida digna e respeitosa”, ressaltou o presidente Lula.

Dos 11 novos postos, cinco estão na Ásia, três na África, dois na América do Sul e um na Europa. Já os locais para instalação das novas adidâncias agrícolas serão definidos posteriormente por meio de portaria interministerial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“Desde o início da gestão do presidente Lula, temos batido recordes de aberturas de mercado, alcançando 166 em 55 diferentes destinos. Isso tem sido possível, em grande parte, graças ao trabalho dos nossos adidos agrícolas, responsáveis por quase 70% dessas aberturas. Ao ampliar a presença desses profissionais em importantes parceiros econômicos, estamos potencializando ainda mais as oportunidades para o setor”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Os adidos agrícolas desempenham funções de assessoramento junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Suas principais atividades envolvem a identificação de oportunidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro. Para isso, mantêm interlocução com representantes dos setores público e privado, formadores de opinião relevantes na sociedade civil e academia.

Atualmente, há adidos agrícolas nos seguintes locais: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China (dois adidos), Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos da América, França (Delegação do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas Sediadas em Paris), Índia, Indonésia, Itália (Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e aos Organismos Internacionais), Japão, Marrocos, México, Suíça (Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra), Peru, Reino Unido, Rússia, Singapura, Tailândia, Bélgica (Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas, dois adidos) e Vietnã.

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Vibra registra salto de 63% no lucro do 1º tri com aumento nas vendas de combustíveis

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil, reportou nesta quarta-feira, 6,...

DestaqueOpiniãoPopularRHÚltimas Notícias

Especial RH: Do Departamento Pessoal ao Recursos Humanos

A evolução do setor e o que esperar do futuro?   por Renato...

Últimas Notícias

Raízen lança estratégia para prevenção e combate a incêndios na safra 2026/27

Campanha reforça ações integradas com foco em segurança, meio ambiente e eficiência...

Últimas Notícias

Negociações com Raízen esquentam e fundos estrangeiros tentam amarrar empréstimo

Fontes próximas à companhia dizem que não há dinheiro novo na mesa,...